Primeiramente, vale ressaltar que a débil ação do Poder Público possui íntima relação com o revés. Acerca disso, Platão, em seu livro "A República", defende a importância da política para a realização do bem comum. Contudo, as autoridades contrariam tal ideia, uma vez que possuem papel inerte em relação à infraestrutura precária de diversas escolas do país, bem como a falta de incentivo aos jovens, que cada vez mais vêm se mostrando distantes do ambiente escolar e, por consequência, o índice de evasão escolar aumenta significativamente a cada ano. Logo, é inaceitável que a situação perdure na sociedade brasileira, tendo em vista os efeitos que tal atitude pode causar.
Ademais, os entraves acerca da precariedade do sistema educacional sintetizam outro fator a ser sanado com urgência. Sob a perspectiva do filósofo Paulo Freire, em seu livro "Pedagogia da autonomia", fica evidente a necessidade de mudanças no meio pedagógico. Nesse contexto, há de se perceber a íntima relação com a evasão escolar, pois a obsolescência do atual modelo afasta os estudantes por sentirem que o conteúdo apresentado difere do esperado para o seu projeto de vida. Dessa forma, é inadmissível que a obsolescência da atual estrutura de ensino persista, afastando alunos das salas de aula.
Fica evidente, portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pela inoperância estatal e pela precariedade do sistema educacional. Para isso, é necessário que o Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação, órgão responsável pela estrutura de ensino, por meio de reformas nas escolas, reformulação do modelo educacional e disponibilização de cursos gratuitos, torne o ambiente escolar um local propício para o desenvolvimento do projeto de vida do aluno, adequando-o às metas próprias. Tais atividades têm o intuito de amenizar a problemática de forma eficiente. Dessa forma, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão os direitos garantidos pela Constituição como uma realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.