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Por livinny
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Segundo o ativista Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo. Nessa perspectiva, percebe-se que o elevado abandono escolar ainda configura-se como uma problemática a ser sanada, tendo em vista o poder da educação em transformar a sociedade. Desse modo, é possível analisar a falta de aplicação dos deveres do governo e o enfadonho sistema de ensino como influentes agravantes dessa problemática.

Sob esse viés, torna-se aparente que o desdém estatal, diante de suas responsabilidades, passou a ser um fomentador do problema em questão. De acordo com a lógica do psicólogo americano Abrahan Moslow, o homem está inserido em uma pirâmide baseada em cinco estágios de necessidade em que a base reflete as limitações básicas e no topo o estima e a auto-realização. Diante dessa ideia, a descontinuidade dos alunos no meio escolar tornou-se uma realidade, já que as políticas públicas de moradia, alimentação e saúde não estão sendo garantidas com êxito pelo Estado e, assim, crianças e adolescentes precisam negligenciar seus direitos estudantis para buscar empregos e meios de sustento a fim de permitir a sua sobrevivência no meio. Nesse sentido, enquanto o governo continuar agindo com irresponsabilidade, a invasão escolar ainda será um problema no Brasil.

Ademais, a educação monótona e pouco atrativa é outro fator responsável pela permanência do abandono escolar. Paulo Freire defende a ideia de que a educação precisa ser transformadora. No entanto, o atual sistema de educação brasileiro não configura-se nesse padrão e tende a ser desestimulante e pouco eficiente, tendo em vista a realidade dos jovens. Logo, observa-se a importância de transmitir conhecimentos diversos, com uma lógica didática e atraente para o público em questão.

Portanto, cabe entender os meios de mitigar a evasão escolar e permitir uma maior participação dos jovens na educação do país. Para isso, é preciso que o poder executivo Federal em conjunto com os Ministérios da Saúde e desenvolvimento e o Ministério de assistência social ampliem suas responsabilidades governamentais com o fito de descontinuar a evasão escolar em decorrência dos problemas de subsistência. Outrossim, é necessário que o Ministério da Educação promova melhoria no sistema de ensino, por meio de contratações de empresas especializadas na educação lúdica e dinamizada permitindo um repasse de informação aos professores da rede de educação a partir de palestras e recursos adequados. Diante disso, toda sociedade poderá testemunhar o poder de transformação da educação proposto por Mandela.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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