Diante desse cenário, o conceito filosófico de contrato social, popularizado na Europa do século XVIII, diz respeito ao dever que o Estado tem — ou deveria ter — de garantir direitos básicos aos indivíduos. Todavia, a necessidade do jovem em trabalhar desde cedo para ajudar nas despesas da casa, levando ao cansaço e desmotivação, deixa claro que o contratualismo europeu não é uma realidade estendida aos jovens. Essa carência se justifica pela ausência de condições financeiras, que leva à busca por melhor qualidade de vida nas famílias e falhas da escola que geram desinteresse pelo aprendizado.
Ademais, quando a dignidade humana for uma prioridade no Brasil, a evasão escolar receberá a devida atenção e devido tratamento para impedir o crescimento dos números de casos. A esse respeito, Rawls — expoente filósofo do século XX — entendia que as desigualdades sociais e econômicas são obstáculos para a equidade. Nesse sentido, os jovens vivenciam, em sua rotina, a carência denunciada por Rawls, enquanto em que 244 mil crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos estavam fora da escola no segundo trimestre de 2021, representando um aumento de 171% em comparação a 2019.
Portanto, para garantir os benefícios previstos pela Convenção Americana de Direitos Humanos, as escolas — responsáveis pela transformação social — devem estimular a população a solicitar melhorias em relação ao aumento da evasão escolar no Brasil, por meio de projetos pedagógicos, como palestras e ações comunitárias capazes de mobilizar o Estado e a sociedade. Essa iniciativa terá a finalidade de garantir os direitos descritos por Rawls e de levar o Brasil a experimentar, de fato, a dignidade humana.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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