Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a ineficácia das medidas governamentais é um fator de problema. Acerca disso, para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quando se trata de combater a evasão escolar de crianças e adolescentes brasileiros, visto que, a falta de políticas públicas que visem manter os jovens imersos na vida escolar, garantindo, aos mesmos, acesso à educação de qualidade e a um bom ambiente escolar, tem sido cada vez mais frequente, o que remete a um descaso do governo para com o problema. Assim, para tal bem-estar ser usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.
Além disso, outro fator influenciador é a ignorância da população acerca do problema. Nessa perspectiva, Djamila Ribeiro ressalta que "não podemos combater o que não tem nome" e, por isso, é preciso nomear as opressões. Ademais, grande parte da população desconhece os problemas que a evasão escolar causa na sociedade, uma vez que, pouco se é falado ou publicado a respeito desse impasse nas mídias ou redes sociais, colaborando para um baixo engajamento cívico em prol da luta por melhoras. Desta forma, é essencial que esse problema seja reconhecido para ser combatido.
Portanto, faz-se necessário uma intervenção. Para isso, o governo federal deve criar uma agenda específica para o tema, por meio da organização de fundos e projetos, a fim de reverter a inércia estatal que afeta o combate a evasão escolar no Brasil. Tal ação pode, ainda, conter consultas públicas para entender a real necessidade da população. Paralelamente, é preciso intervir na falta de conhecimento da população presente no problema. Somente assim, a obra de Monteiro Lobato pode se distanciar da realidade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.