Avatar do usuário
Por GustavoLage
Quantidade de postagens
#120492
A obra Urupês, de Monteiro Lobato, retrata a vida de Jeca Tatu, personagem criado para representar o indivíduo abandonado pelo Estado às doenças e ao atraso econômico e educacional. De maneira análoga, no Brasil, infelizmente, a evasão escolar de jovens e adolescentes apresenta, a cada ano, índices gradativos, reflexo de uma sociedade onde a educação não é, muitas vezes, tratada como um agente essencial na formação dos cidadãos. Com isso, emerge um problema sério, em virtude da ineficiência governamental e da falta de conhecimento da população.
Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a ineficácia das medidas governamentais é um fator de problema. Acerca disso, para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quando se trata de combater a evasão escolar de crianças e adolescentes brasileiros, visto que, a falta de políticas públicas que visem manter os jovens imersos na vida escolar, garantindo, aos mesmos, acesso à educação de qualidade e a um bom ambiente escolar, tem sido cada vez mais frequente, o que remete a um descaso do governo para com o problema. Assim, para tal bem-estar ser usufruído, o Estado precisa sair da inércia em que se encontra.
Além disso, outro fator influenciador é a ignorância da população acerca do problema. Nessa perspectiva, Djamila Ribeiro ressalta que "não podemos combater o que não tem nome" e, por isso, é preciso nomear as opressões. Ademais, grande parte da população desconhece os problemas que a evasão escolar causa na sociedade, uma vez que, pouco se é falado ou publicado a respeito desse impasse nas mídias ou redes sociais, colaborando para um baixo engajamento cívico em prol da luta por melhoras. Desta forma, é essencial que esse problema seja reconhecido para ser combatido.
Portanto, faz-se necessário uma intervenção. Para isso, o governo federal deve criar uma agenda específica para o tema, por meio da organização de fundos e projetos, a fim de reverter a inércia estatal que afeta o combate a evasão escolar no Brasil. Tal ação pode, ainda, conter consultas públicas para entender a real necessidade da população. Paralelamente, é preciso intervir na falta de conhecimento da população presente no problema. Somente assim, a obra de Monteiro Lobato pode se distanciar da realidade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Skyme
Quantidade de postagens
#120497
Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita
Notei que você possui um bom domínio da norma culta da língua escrita. As frases estão bem construídas e você utiliza um vocabulário adequado. Continue aprimorando a fluidez e a variedade vocabular para enriquecer ainda mais o seu texto.(160 pontos)
Competência 2: Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema
Você demonstrou uma compreensão sólida da proposta da redação ao relacionar a obra "Urupês" de Monteiro Lobato com a evasão escolar. Além disso, a referência a Thomas Hobbes e sua filosofia de responsabilidade do Estado enriqueceu sua argumentação. Para melhorar, busque uma análise mais profunda das relações entre esses conceitos e o tema central.(120pontos)
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Você organizou bem suas informações ao apresentar os fatores que contribuem para a evasão escolar e suas consequências. No entanto, considere expandir um pouco mais as relações entre esses fatores, a fim de aprofundar sua argumentação e torná-la ainda mais convincente.(120pontos)
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
A utilização de citações e exemplos foi uma ótima estratégia para embasar seus argumentos. Porém acho que faltou um melhor domínio de mesóclise (160pontos)
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Sua proposta de intervenção é válida, sugerindo medidas governamentais e ações de conscientização. Para aperfeiçoar essa competência, poderia detalhar mais a implementação dessas medidas e considerar outras perspectivas, como o papel das escolas e das famílias, além de abordar possíveis desafios. (140pontos)

TOTAL: 700 PONTOS
1
Avatar do usuário
Por EmillyySilva
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120622
Olá, tudo bem?? 😺👋🏻


╔═══════════════════╗
⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🧙‍♂️【 ANÁLISE GERAL】💨
════════════════════

⠀ᵃⁿᵃˡⁱˢᵉ
— Antes de tudo, gostaria de ressaltar que não sou uma corretora profissional, então estou sujeita a erros, assim como todos. Faço isso apenas para tentar ajudar com o conhecimento que possuo.

════════════════════
Competências
════════════════════

❌Errado.
-> o correto estará dentro dos parênteses.
⚠️Atenção.
💡Análise textual ou ideias e palavras para adicionar no texto .
『⚛』repetição.
🔂substitua ou mude.
⁉️comentário sobre a argumentação

════════════════════


A obra Urupês, de Monteiro Lobato, retrata a vida de Jeca Tatu, [💡》 faltou "um"] personagem criado para representar o indivíduo abandonado pelo Estado [❌》vírgula] às doenças e ao [❌》deveria ser "o"] atraso econômico e educacional. De maneira análoga, no Brasil, infelizmente, a evasão escolar de jovens e adolescentes apresenta, a cada ano, índices gradativos, reflexo de uma sociedade onde [❌》mude esse "onde" para ", a qual"》essa palavra deve se adequar apenas ao seu uso literal, o qual represente um contexto de lugar] a educação não é, muitas vezes, tratada como um agente essencial na formação dos cidadãos. Com isso, emerge um problema sério, em virtude da ineficiência governamental e da falta de conhecimento da população. [✅》teses]
════════════════════
Ótima introdução!
════════════════════
Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a ineficácia das medidas governamentais é um fator de problema. Acerca disso, para Thomas Hobbes, o Estado [⚛] é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quando se trata de combater a evasão escolar de crianças e adolescentes brasileiros, visto que, a falta de políticas públicas que visem manter os jovens imersos na vida escolar, garantindo, aos mesmos, [❌》 faltou "o"] acesso à educação de qualidade e a um bom ambiente escolar, tem sido cada vez mais frequente, o que remete a um descaso do governo para com o problema. [✅》Boa argumentação] Assim, para tal bem-estar ser usufruído, o Estado [⚛》repetição] precisa sair da inércia em que se encontra.
════════════════════
Além disso, outro fator influenciador é a ignorância da população acerca do problema. Nessa perspectiva, Djamila Ribeiro ressalta que "não podemos combater o que não tem nome" e, por isso, é preciso nomear as opressões. [⁉️》de que forma??] Ademais, grande parte da população desconhece os problemas que a evasão escolar causa na sociedade, uma vez que, pouco se é falado ou publicado a respeito desse impasse nas mídias ou redes sociais, [⁉️》então isso seria um problema da população ou da falta de atuação midiática? O que contribui para essa ignorância social? Recomendo que reveja sua tese] colaborando para um baixo engajamento cívico em prol da luta por melhoras. [❌》melhorias] Desta forma, é essencial que esse problema seja reconhecido para ser combatido.
════════════════════
Portanto, faz-se necessário uma intervenção. Para isso, o governo federal deve criar uma agenda específica para o tema, por meio da organização de fundos e projetos, a fim de reverter a inércia estatal que afeta o combate a [❌》à] evasão escolar no Brasil. Tal ação pode, ainda, conter consultas públicas para entender a real necessidade da população. [⁉️》isso ajudaria em que?? Na busca para reverter esse panorama da evasão escolar?? Seja mais específico] Paralelamente, é preciso intervir na falta de conhecimento da população presente no problema. [⁉️》de que forma??] Somente assim, a obra de Monteiro Lobato pode se distanciar da realidade brasileira.
════════════════════
Sua conclusão possui algumas lacunas, tente focar em apenas uma "resolução" e desenvolver ela por etapas aqui.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
O aumento da evasão escolar no Brasil
por laladiasc    - In: Outros temas
0 Respostas 
59 Exibições
por laladiasc
O aumento da evasão escolar no Brasil
por livvvwia    - In: Outros temas
9 Respostas 
205 Exibições
por Felipe082
O aumento da evasão escolar no Brasil
por Ge1406    - In: Outros temas
0 Respostas 
69 Exibições
por Ge1406
O aumento da evasão escolar no Brasil
por Biacaldas    - In: Outros temas
0 Respostas 
42 Exibições
por Biacaldas
O aumento da evasão escolar no Brasil
por Biacaldas    - In: Outros temas
0 Respostas 
57 Exibições
por Biacaldas
O aumento da evasão escolar no brasil
por brusxy    - In: Outros temas
0 Respostas 
45 Exibições
por brusxy
O aumento da evasão escolar no Brasil”
por Sarah5543    - In: Outros temas
0 Respostas 
33 Exibições
por Sarah5543
O aumento da evasão escolar no Brasil
por Teux3391    - In: Outros temas
1 Respostas 
142 Exibições
por Teux3391
Aumento da Evasão Escolar no Brasil
por carlacruz    - In: Outros temas
0 Respostas 
45 Exibições
por carlacruz
Aumento da evasão escolar no Brasil
por arthur9977    - In: Outros temas
6 Respostas 
220 Exibições
por arthur9977

Na atualidade, os seres humanos ainda estão[…]

De acordo com o inquérito 641%, dos inquer[…]

Segundo a Constituição Federal de 19[…]

Descaso de uma sociedade

Des de muito tempo, poucas pessoas da sociedade t&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM