O filme americano, Escritores da Liberdade, retrata a história de alunos desfavorecidos socialmente, que se encontram desmotivados com o ambiente escolar. De semelhante modo, a evasão escolar no Brasil — problema que, embora antigo, tem aumentado nos últimos anos — apresenta-se como uma consequência das desigualdades sociais vivenciadas por muitos alunos e da desmotivação que estes encontram com relação ao estudo.
Embora presente na constituição federal, bem como entre os direitos humanos, o direito ao estudo é facilmente inibido por barreiras presentes na vida de muitos estudantes. Seja pelo bullying, gravidez precoce, falta de transporte, dificuldades financeiras ou outros problemas sociais, a falta de assistência leva muitos alunos ao abandono dos estudos, fazendo com que, dessa maneira, o direito à educação, prescrito em lei, permaneça como um fundamento teórico não posto em prática.
Consequente ao descaso educacional com tais problemas, vários estudantes se enxergam na canção de Gabriel Pensador "o ideal é que a escola me prepare pra vida". Uma vez que as matérias lecionadas em aula trazem sempre assuntos, considerados por muitos, desinteressantes e triviais, a grade curricular é tida como um novo problema, quando poderia revelar-se uma solução.
É mediante tal constatação que, cabe ao Governo Federal — por meio do Ministério da Educação e Cultura (MEC) — promover a adaptação da grade curricular de modo a incluir assuntos que preparem os alunos para lidar com os problemas que vivenciam, como a educação sexual, introdução ao mercado de trabalho e educação emocional, com efeito de despertar nos estudantes o interesse pelo ambiente de ensino, a partir de uma visão de acolhimento e relevância com relação às matérias, ao mesmo tempo que trabalha para mitigar os efeitos da desigualdade social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada