Logo, é necessário medidas para solucionar o impasse, motivado pela falta de retorno da escola às atividades presenciais, citada por 29% dos entrevistados, seguido da "necessidade de cuidar de familiares", com 28% e pelo aumento das despesas básicas em casa com comida e contas a pagar e até mesmo a necessidade do jovem trabalhar mais cedo são fatores desencadeados pela condição financeira em casa e levam à evasão escolar.
Em primeiro lugar, constata-se a banalização da sociedade como uma das causas do aumento da evasão escolar no País. Nesse contexto, a filósofa Hannah Arendt criou expressão "Banalidade do Mal", a qual diz respeito ao fato de que as pessoas estão normalizando as mazelas sociais, de modo a torná-las banais. Nessa ótica, tal teoria é constatada no contexto brasileiro, uma vez que parte da população enquanto o aluno fora da escola terá perdas imensuráveis, a instituição de ensino perde renda e pode ter sua reputação afetada, o que acarreta que essas crianças e jovens terão dificuldade para ingressar no mercado de trabalho, além de ter o desenvolvimento cognitivo e socioemocional prejudicado. Dessa forma, devido à normalização desse impasse, a problemática é agravada no meio social.
Ademais, a carência de discussões acerca do aumento da evasão escolar no Brasil é um dos motivadores do impasse. Nesse sentido, segundo o sociólogo Karl Marx, em sua teoria do "Silenciamento dos Discursos", alguns temas são omitidos na sociedade a fim de se ocultar as mazelas sociais. Sob essa perspectiva, na sociedade brasileira contemporânea, a visão do autor pode ser aplicada quanto falhas da escola, porquanto o assunto pouco é debatido no âmbito midiático, acarretando a manutenção do problema no País e os estudantes que abandonam a escola costumam ter baixa autoestima, dificultando as suas relações pessoais e também profissionais. Desse modo, devido à carência de visibilidade dada à questão, a problemática se mantém no Brasil.
Portanto, faz-se necessário ações para conter o aumento da evasão escolar no Brasil. Para tanto, o Governo Federal, cuja função é manter a harmonia social, por meio do Ministério da Educação (MEC), investir em novas abordagens pedagógicas; planejar atividades atraentes que gerem interesse; ouvir com frequência as demandas apresentadas pela comunidade escolar; avaliar como tem sido a comunicação entre professores e alunos a fim de reanalisar a metodologia de ensino; promover capacitação continuada aos educadores; uso da tecnologia para aulas interativas; ações educativas. Além disso, cabe à mídia, por meio das redes sociais, a exemplo do Instagram e Facebook, incentivar por meio de posts, os jovens a garantir um futuro no mercado de trabalho com o fito de gerar futuramente, mais empreendedores. Feito isso, a realidade destoara da obra de Dimenstein.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada