Os anos de 2020 ficaram marcados pela disseminação do vírus da COVID-19, que afetou drasticamente as relações de produção, trabalho e, claro, de educação no Brasil. Nas escolas públicas, algumas atitudes foram tomadas para o acesso dos alunos às aulas: foram distribuídos tablets e banda-larga de internet para que as crianças e os adolescentes acessassem os conteúdos. Aos alunos que não receberam o tablet da escola, restava acessar as aulas pelo celular de seus tutores e às vezes tinham que dividir com irmãos e outros membros da família. Essa negligência estatal empurrou ainda mais os alunos para fora da escola que pouco interessados, pararam de assistir às aulas e realizarem as atividades.
Outrossim, a necessidade de trabalhar por parte dos alunos intensificou-se com a alta do desemprego e da desigualdade social do país. Mesmo com o auxílio governamental, os alunos permaneceram fora da sala de aula, trabalhando.
Nesse sentido, buscar diminuir a evasão escolar exigiria um esforço comum entre o Terceiro Setor, com parcerias entre ONGs e os municípios (com os poderes executivos e legislativos) para atuarem com a criação de projetos em áreas já mapeadas, que apresentem uma grande evasão escolar. Esses projetos de recreação (futebol, ballet, etc.) ocorreriam após a escola e a permanência em sala de aula seria um dos pré-requisitos. Além disso, as famílias vulneráveis iriam receber uma bolsa-auxílio, proveniente do FUNDEB, reforço financeiro para a permanência escolar. Essa união traria mais segurança e possibilidades para as crianças e adolescentes permanecerem onde devem ficar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada