Em primeiro lugar, afirma-se um número considerável de crianças fora da escola em razão de ter que trabalhar, como uma forma de ajudar os pais a manter a família financeiramente. Acerca disso, o filósofo Immanuel Kant alega que "o homem não é nada daquilo que a educação faz dele". Ao analisar a ideia sobredita, constata-se a afirmação, uma vez que o Ensino Fundamental, ou até mesmo o Médio, é a base para que o homem alcance o mínimo de dignidade. Sob essa óptica, é inaceitável que esse cenário perpetue-se no país em pleno século XXI.
Além disso, o descaso do governo é mais um dos impasses para o agravamento dessa situação. No que concerne ao fato, a pensadora Mayara Benatti declara que "o governo não investe na educação para não ter uma geração de pensadores, pronta para revolucionar o país". Sendo assim, é imprescindível desconsiderar seu argumento, haja vista o fato de se presenciar uma educação tão deficitária e indiligente na atualidade. Dessa forma, devido à normalização desse impasse, o problema é agravado no meio social.
Portanto, algumas atitudes são primordiais para amenizar a quantidade de crianças fora da escola. Para isso, é necessário que o Estado, juntamente com o MEC, promovam programas de cursos e atividades extracurriculares que motivem os alunos a permanecerem até a formação estudantil. Além disso, é viável que as mesmas instituições forneçam algum tipo de comissão com o intuito de auxiliá-los no transporte, alimentação e compra de materiais, visto que muitas crianças e jovens abandonam os estudos por conta dos trabalhos independentes. Ambos contêm a finalidade de incentivarem à permanência formacional e garantirem um futuro pleno e estável para esses indivíduos. Somente assim, casos como o visto no filme, onde o protagonista fica sem acessar a escola por um bom tempo, deixarão de ser uma normalidade no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.