Avatar do usuário
Por lara02
Quantidade de postagens
#118114
No filme mexicano "O Último Vagão", da Netflix, acompanhamos a trajetória do jovem protagonista e de sua professora. O garoto não tem acesso ao ensino primário pelo fato de estar viajando constantemente com sua família em busca de melhores condições de vida. Sob esse viés, percebe-se uma conjuntura com a realidade brasileira ao se analisar o aumento da evasão escolar no país. Dessa forma, muitas crianças e adolescentes se encontram fora do ambiente estudantil por conta do trabalho infantil e da negligência estatal.

Em primeiro lugar, afirma-se um número considerável de crianças fora da escola em razão de ter que trabalhar, como uma forma de ajudar os pais a manter a família financeiramente. Acerca disso, o filósofo Immanuel Kant alega que "o homem não é nada daquilo que a educação faz dele". Ao analisar a ideia sobredita, constata-se a afirmação, uma vez que o Ensino Fundamental, ou até mesmo o Médio, é a base para que o homem alcance o mínimo de dignidade. Sob essa óptica, é inaceitável que esse cenário perpetue-se no país em pleno século XXI.

Além disso, o descaso do governo é mais um dos impasses para o agravamento dessa situação. No que concerne ao fato, a pensadora Mayara Benatti declara que "o governo não investe na educação para não ter uma geração de pensadores, pronta para revolucionar o país". Sendo assim, é imprescindível desconsiderar seu argumento, haja vista o fato de se presenciar uma educação tão deficitária e indiligente na atualidade. Dessa forma, devido à normalização desse impasse, o problema é agravado no meio social.

Portanto, algumas atitudes são primordiais para amenizar a quantidade de crianças fora da escola. Para isso, é necessário que o Estado, juntamente com o MEC, promovam programas de cursos e atividades extracurriculares que motivem os alunos a permanecerem até a formação estudantil. Além disso, é viável que as mesmas instituições forneçam algum tipo de comissão com o intuito de auxiliá-los no transporte, alimentação e compra de materiais, visto que muitas crianças e jovens abandonam os estudos por conta dos trabalhos independentes. Ambos contêm a finalidade de incentivarem à permanência formacional e garantirem um futuro pleno e estável para esses indivíduos. Somente assim, casos como o visto no filme, onde o protagonista fica sem acessar a escola por um bom tempo, deixarão de ser uma normalidade no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Caiunao
Quantidade de postagens
#118145
Oláá! Boa tarde! Segue aqui minha análise para essa --- redação sua.
(Lembrando, aqui são dicas e observações sob o meu conhecimento limitado, não sou especialista nem profissional e provavelmente minha análise muito menos será -podendo contar com erros ou confusões-!)

INTRODUÇÃO:
- Não se percebe uma conjuntura de uma situação com outra. Conjuntura equivale a: panorama, cenário, conjunto da situação. Nesse caso, seria algo como: "Percebe-se uma analogia à realidade brasileira / Percebe-se um reflexo à realidade brasileira"

DESENVOLVIMENTO 1:
- Immanuel Kant não afirma que o homem não é nada que a educação faz dele. Ele afirma que o homem não é nada ALÉM do que a educação faz dele. O desvio que sua citação apresenta acaba provocando um erro de argumentação, pois a frase, além de não ser realmente dita pelo filósofo, é oposta ao seu argumento.
- Eu não sei te dizer se chega a ser um erro ou não, mas eu achei estranho a frase "é inaceitável que esse cenário perpetue-se no país [...]". Acho que ficaria mais agradável colocar o pronome antes do verbo mesmo, de forma que ficaria: "é inaceitável que esse cenário se perpetue no país [...]" ou até colocando no particípio: "é inaceitável que esse cenário seja perpetuado no país [...]". Isso, porque assim reforça a ideia de que a ideia propulsora da questão que você defendeu ao longo de todo o parágrafo realmente AGE promovendo o problema.

DESENVOLVIMENTO 2:
- Achei um pouco confuso, pois, dessa vez, você faz o contrário do que apontei no parágrafo anterior, você cita a frase filosófica e entra em oposição ao que diz a autora, sendo que seu argumento é condizente com o que aponta Mayara. Mas consigo claramente ver que seu objetivo era correto e seu argumento válido, basta apenas aprofundá-lo melhor e tentar sempre reler o que você escreve pra reconhecer erros não só de argumento, como foi o caso, e também de ortografia.

CONCLUSÃO:
- Apesar de você apresentar uma proposta extremamente interessante (inclusive, meus parabéns, ficou ótima), você acabou esquecendo do MEIO, pelo menos eu não o identifiquei. Entretanto, facilmente você resolverá esse desvio, basta detalhar um pouco mais a maneira que ocorrerá sua proposta, recomendo que use artefatos ortográficos como "POR MEIO DE (a maneira que acontecerá a intervenção desenvolvida)".

Mas assim, de verdade mesmo, eu tentei ser o mais crítico, pois, como eu tento levar pra mim também, aprendemos mais quando identificamos todos os possíveis desvios que nos penalizariam. Então, seria prejudicial desconsiderar alguns desvios, pois se localizarmos eles, conseguiremos corrigi-los a tempo. Sua redação está ótima DE VERDADE! Creio que você vai conseguir progredir bastante com esses treinos. Espero que eu tenha ajudado! Que Deus nos abençoe!
1
Avatar do usuário
Por lara02
Quantidade de postagens
#118185
Muitíssimo obrigada mesmo! Ultimamente, eu vinha corrigindo minhas redações em um corretor gerado por Inteligência Artificial, mas nada se compara a análise e avaliação de alguém que entende bem do assunto. Espero muito aprender com suas correções e progredir, identificando os meus erros e aprimorando os meus acertos. Sua opinião tem me direcionado bastante. Espero corrigir mais das minhas redações com você! Continue assim! Sucesso!
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
O aumento da evasão escolar no Brasil
por francsilva    - In: Outros temas
0 Respostas 
56 Exibições
por francsilva
O AUMENTO DA EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL
por Larii457658    - In: Outros temas
0 Respostas 
35 Exibições
por Larii457658
O aumento da evasão escolar no Brasil
por vihataliba    - In: Outros temas
2 Respostas 
290 Exibições
por CORVINAL
O aumento da evasão escolar no Brasil
por Tau    - In: Outros temas
7 Respostas 
476 Exibições
por Tau
O aumento da evasão escolar no Brasil
por moonsgirl    - In: Outros temas
0 Respostas 
45 Exibições
por moonsgirl
O aumento da evasão escolar no Brasil
por luizaml    - In: Outros temas
1 Respostas 
71 Exibições
por luizaml
O Aumento da Evasão Escolar no Brasil
por Jxliu    - In: Outros temas
0 Respostas 
36 Exibições
por Jxliu
O aumento da evasão escolar no Brasil
por yas4436    - In: Outros temas
0 Respostas 
61 Exibições
por yas4436
O aumento da evasão escolar no Brasil
por medjun    - In: Outros temas
4 Respostas 
198 Exibições
por medjun
O Aumento da Evasão Escolar no Brasil
por Samara102006    - In: Outros temas
9 Respostas 
536 Exibições
por Mylike

Apesar de a luta feminista brasileira trazer conqu[…]

@Alunaaaamed @Samara102006 @Myllene02 @Delbis1502 […]

Alunaaaamed Samara102006 Myllene02 Delbi[…]

O mundo vem sofrendo várias transforma&cced[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM