Sob esse viés, é fundamental destacar a negligência governamental como precursor desse entrave. A "Atitude Blase", termo proposto pelo sociólogo alemão George Simmol no livro "The Metropolis and Metal Life"—, ocorre quando o indivíduo passa a agir com indiferença em meio à situações que ele deveria dar atenção. É nessa lógica, com a displicência do governo – um dos principais promotores da educação escolar de toda a sociedade –, que se potencializa o aumento da saída precoce do ambiente escolar. Assim, enquanto o desleixo governamental se mantiver, difícil será combater o êxodo escolar no Brasil.
Além disso, em conformidade com o ideário supracitado, convém ressaltar a falta de políticas públicas como agravante da situação atual vingente. Segundo Nicolau Maquiavel, no livro "O Príncipe", para se manter no poder o governo dispõe-se à incumbência de operar e ter como objetivo o bem universal. No entanto, a inoperância por parte do poder legislativo revela ser um dos motivos pelo qual a evasão de jovens e adultos tem se tornado uma realidade comum no atual contexto brasileiro. Dessa forma, torna-se evidente que a ausência de políticas públicas representa um preocupante empecilho para a superação dessa problemática.
Evidencia-se, portanto, a necessidade de mitigar o atual problema que contribue para a evasão escolar no Brasil. Para tanto, o Estado, em consonância com o Ministério da Educação, deve buscar alternativas e soluções que visem reverter esse cenário por meio de políticas públicas de incentivo a permanência de jovens e adultos no âmbito educacional. A partir dessas políticas, será possível contribuir para a formação básica e média de milhões de brasileiros que tem o direito de gozar desse usufruto. Assim, a realidade da nação brasileira poderá aproximar-se do contexto apresentado pela perspectiva do escritor e político Darcy Ribeiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada