Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante do problema no Brasil. Consoante o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As Cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia as crianças e os adolescentes dos direitos constitucionalmente garantidos, à medida que esse mesmo grupo termina por abandonar a escola. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados de forma sistemática.
Em segundo plano, deve-se salientar que o silenciamento é uma causa latente do problema. Segundo o filósofo Foucart, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. À vista disso verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre evasão escolar, contribuindo como aumento da falta de conhecimento da população da questão, tornando sua resolução mais dificultada.
Uma intervenção, portanto, faz-se necessária. Para isso, é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam espaços para rodas de conversas e debates sobre o tema no ambiente escolar. Tais eventos, devem ocorrer no período do contraturno, contando com a presença de especialistas no assunto e pessoas que já vivenciaram tal situação. Além disso, esses eventos devem ser abertos à comunidade a fim de que mais pessoas compreendam a importância da escola e se tornem cidadãos atuantes na busca de resoluções. É assim se tornem cidadãos atuantes em busca de um Brasil melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada