• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#67661
Em 2015, o mundo houve uma grande descoberta de que os adolescentes estavam sendo manipulados por um aplicativo chamado Blue Whale [Baleia Azul], onde esse programa incentivava os jovens a colocar suas vidas em risco para proteger suas famílias por conta de constantes ameaças por parte do aplicativo. Ademais, o Brasil não ficou de fora desses desafios, e fez com que esse software mostraria o descaso do governo contra esse suposto atentado contra a juventude como também encarecer a população que combater a depressão entre os jovens não era frescura. Logo, é de grande importância ressaltar que a falta de políticas públicas e o bullying são aliados para esse triste cenário.

Em primeiro plano, é de grande análise que as políticas públicas é uma problemática que deve ser melhorada pelo governo por não garantir a sua população a segurança necessário. De acordo com o artigo 144 da Constituição de 1988, está descrito que "A segurança pública, é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio", no entanto, não é isso que está sendo cumprido. Portanto, caso o Estado não consiga cumprir seu papel, um pequeno problema que não foi resolvido a tempo pode-se transformar é uma enorme revolta nacional e se tornar uma epidemia.

Nesse contexto, o bullying sempre foi uma questão social a ser resolvida, porém nunca foi combatida radicalmente. Por isso, de acordo com o seriado "Todo Mundo Odeia o Chris", o personagem principal Chris passa sua maior parte do dia na escola, mas sempre sofre diversos ataques físicos e psicológicos por parte dos alunos, mas mesmo que sofre esses atentados ele sempre supera dando assim um papel fundamental para aqueles que o assiste que aquilo é só uma fase. Logo, pode-se destacar que além desses problemas que atualmente acontece, o bullying se mostra que o Ministério da Educação não está sendo eficaz para esse descaso.

Dessa forma, a falta de políticas públicas contra a Depressão e o bullying sempre foi problemas que persiste na sociedade, assim a Mídia e o Ministério da Cidadania deve criar um programa chamado [ADEUS DOENÇAS] por meio do dinheiro público de que as escolas públicas e privadas começam a contratar psicólogos que possam auxiliar os alunos a sempre falar com esses profissionais a fim de que esses profissionais deem segurança para que evite que a essa doença não aumente assim dando benefícios não só a sociedade como também o papel de assegurar que a lei está sendo feita como está descrita no artigo 144.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 153

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#67850
Em 2015, no mundo houve uma grande descoberta de que os adolescentes estavam sendo manipulados por um aplicativo chamado Blue Whale [Baleia Azul], onde esse programa incentivava os jovens a colocar suas vidas em risco para proteger suas famílias por conta de constantes ameaças por parte do aplicativo. Ademais, o Brasil não ficou de fora desses desafios, e fez com que esse software mostraria o descaso do governo contra esse suposto atentado contra a juventude como também encarecer a população que combater a depressão entre os jovens não era frescura. Logo, é de grande importância ressaltar que a falta de políticas públicas e o bullying são aliados para esse triste cenário.

Em primeiro plano, é de grande análise que as políticas públicas é uma problemática que deve ser melhorada pelo governo por não garantir a sua população a segurança necessário. De acordo com o artigo 144 da Constituição de 1988, está descrito que "A segurança pública, é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio". No entanto, não é isso que está sendo cumprido < melhorar argumentação, problematizar mais, demonstrar ponto de vista, desenvolver o repertório]. Portanto, caso o Estado não consiga cumprir seu papel, um pequeno problema que não foi resolvido a tempo pode-se transformar é uma enorme revolta nacional e se tornar uma epidemia.

Nesse contexto, o bullying sempre foi uma questão social a ser resolvida, porém nunca foi combatida radicalmente. Por isso, de acordo com o seriado "Todo Mundo Odeia o Chris", o personagem principal Chris passa sua maior parte do dia na escola, mas sempre sofre diversos ataques físicos e psicológicos por parte dos alunos, mas < repetição] mesmo que sofre esses atentados ele sempre supera dando assim um papel fundamental para aqueles que o assiste que aquilo é só uma fase. Logo, pode-se destacar que além desses problemas que atualmente acontece, o bullying se mostra que o Ministério da Educação não está sendo eficaz para esse descaso.

Dessa forma, a falta de políticas públicas contra a depressão e o bullying sempre foram problemas que persistem na sociedade, assim a Mídia < poderia detalhar exemplificando que seria a mídia: canais de tv aberta] e o Ministério da Cidadania deve criar um programa chamado [ADEUS DOENÇAS] < evite caixa alta, use aspas] por meio do dinheiro público < faltou ligar melhor essas ideias > de que as escolas públicas e privadas começam a contratar psicólogos que possam auxiliar os alunos a sempre falar com esses profissionais, a fim de que esses profissionais deem segurança para que evite que a essa doença não aumente. Assim, dando benefícios não só a sociedade como também o papel de assegurar que a lei está sendo feita como está descrita no artigo 144.
* Mais atenção na regência, concordância e coerência do que escreve.
* Além da pontuação, organizar e dividir melhor suas ideias
#67853
jherodrigues escreveu:Em 2015, no mundo houve uma grande descoberta de que os adolescentes estavam sendo manipulados por um aplicativo chamado Blue Whale [Baleia Azul], onde esse programa incentivava os jovens a colocar suas vidas em risco para proteger suas famílias por conta de constantes ameaças por parte do aplicativo. Ademais, o Brasil não ficou de fora desses desafios, e fez com que esse software mostraria o descaso do governo contra esse suposto atentado contra a juventude como também encarecer a população que combater a depressão entre os jovens não era frescura. Logo, é de grande importância ressaltar que a falta de políticas públicas e o bullying são aliados para esse triste cenário.

Em primeiro plano, é de grande análise que as políticas públicas é uma problemática que deve ser melhorada pelo governo por não garantir a sua população a segurança necessário. De acordo com o artigo 144 da Constituição de 1988, está descrito que "A segurança pública, é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio". No entanto, não é isso que está sendo cumprido < melhorar argumentação, problematizar mais, demonstrar ponto de vista, desenvolver o repertório]. Portanto, caso o Estado não consiga cumprir seu papel, um pequeno problema que não foi resolvido a tempo pode-se transformar é uma enorme revolta nacional e se tornar uma epidemia.

Nesse contexto, o bullying sempre foi uma questão social a ser resolvida, porém nunca foi combatida radicalmente. Por isso, de acordo com o seriado "Todo Mundo Odeia o Chris", o personagem principal Chris passa sua maior parte do dia na escola, mas sempre sofre diversos ataques físicos e psicológicos por parte dos alunos, mas < repetição] mesmo que sofre esses atentados ele sempre supera dando assim um papel fundamental para aqueles que o assiste que aquilo é só uma fase. Logo, pode-se destacar que além desses problemas que atualmente acontece, o bullying se mostra que o Ministério da Educação não está sendo eficaz para esse descaso.

Dessa forma, a falta de políticas públicas contra a depressão e o bullying sempre foram problemas que persistem na sociedade, assim a Mídia < poderia detalhar exemplificando que seria a mídia: canais de tv aberta] e o Ministério da Cidadania deve criar um programa chamado [ADEUS DOENÇAS] < evite caixa alta, use aspas] por meio do dinheiro público < faltou ligar melhor essas ideias > de que as escolas públicas e privadas começam a contratar psicólogos que possam auxiliar os alunos a sempre falar com esses profissionais, a fim de que esses profissionais deem segurança para que evite que a essa doença não aumente. Assim, dando benefícios não só a sociedade como também o papel de assegurar que a lei está sendo feita como está descrita no artigo 144.
* Mais atenção na regência, concordância e coerência do que escreve.
* Além da pontuação, organizar e dividir melhor suas ideias
Estou tentando melhorar nesses detalhes e espero ficar melhor ainda esse mês. Qual seria minha nota final :? :mrgreen:
#67891
maiconpgtu escreveu:@cassiahso ; @LariLuiz
Oiii
Vou corrigir sua redação com os meus conhecimentos de redação ok?

Vamos lá

Tema: O aumento da depressão entre os jovens no Brasil

Em 2015, (1) o mundo houve uma grande descoberta de que os adolescentes estavam sendo manipulados por um aplicativo chamado Blue Whale [Baleia Azul], (2) onde esse programa incentivava os jovens a (3) colocar suas vidas em risco para proteger suas famílias por conta de constantes ameaças por parte do aplicativo. (4)Ademais, o Brasil não ficou de fora desses desafios, (5) e fez com que esse software (6)mostraria o descaso do governo (7)contra esse suposto atentado contra a juventude como também encarecer a população que combater a depressão entre os jovens não (8) era frescura. Logo, é de grande importância ressaltar que a falta de políticas públicas e o bullying são aliados para esse (9)triste cenário.

Em primeiro plano, é de grande (10) análise que as políticas públicas (11)é uma problemática que deve ser melhorada pelo governo( $)por não garantir a sua população a segurança necessário.De acordo com o artigo 144 da Constituição de 1988, (12)está descrito que "A segurança pública, é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio", no entanto, não é isso que está sendo cumprido. Portanto, (13) caso o Estado não consiga cumprir seu papel, um (14)pequeno problema que não foi resolvido a tempo pode-se transformar (15)é uma enorme (16)revolta nacional e se tornar uma epidemia.

(17)Nesse contexto, o bullying sempre foi uma questão social a ser resolvida, porém nunca foi combatida radicalmente. Por isso, de acordo com o seriado "Todo Mundo Odeia o Chris", o personagem principal Chris passa sua maior parte do dia na escola, mas sempre sofre diversos ataques físicos e psicológicos por parte dos alunos, mas mesmo que (18)sofre esses atentados ele sempre supera (19)dando assim um papel fundamental para aqueles que o assiste que aquilo é só uma fase. Logo, pode-se destacar que além desses problemas que atualmente (20)acontece, o bullying (21) se mostra que o Ministério da Educação não está sendo eficaz para esse (22)descaso.

Dessa forma, a falta de políticas públicas contra a Depressão e o bullying sempre foi (23)problemas que persiste na sociedade, (24) assim a Mídia e o Ministério da Cidadania (25)deve criar um programa chamado [ADEUS DOENÇAS] por meio do dinheiro público (26)de que as escolas públicas e privadas (27)começam a contratar psicólogos que possam auxiliar os alunos a sempre (28) falar com esses profissionais a fim de que esses (29)profissionais deem segurança para que evite que a essa doença não aumente(30) assim dando benefícios não só a sociedade como também (31) o papel de assegurar que a lei está sendo (32)feita como está descrita no artigo 144(33).


1: falta uma vírgula
2: em que
3: colocarem
4: recomendo o uso desse conectivo no início do D2
5: o que
6: mostrasse
7:com
8: é
9: não é recomendo o uso de palavras com sentindo subjetivo como, triste, infelizmente, lamentável... pq demonstram um sentimento pessoal seu, e o texto de ser impessoal, mas não é uma regra, depende do corretor vc pode oi não perder ponto por isso.
10: importância analisar
11: são
$: recomendo cortar essa parte, não faz sentido da maneira que vc encaixou ela.
12: vc já disse que tá escrito na Constituição
13: se
14: recomendo não classificar o problema
15: em
16: não entendi o que vc quis dizer com revolta nacional, tenha explicar melhor essa parte.
17: "Nesse contexto" é legal que vc utilize no início do D1 ou para explicar um repertório. Vc poderia ter colocado o "Ademais" ou "Em segundo plano"
18: sofra
19: faltou vírgula
20: acontecem
21: tira o se
22: um problema, pq A FALTA é um problema e não as políticas públicas.
24: recomendo um ponto e continua na mesma linha.
25: devem
26: para
27: comecem
28: falarem
29: repetição muito próximas da palavra profissionais
30: vírgula
31: para assegurar que a lei
32: cumprida
33: da Constituição Federal

Conclusão:
Agente acho que mídia não precisa de letra maiúscula
Meio/modo
Ação
Finalidade
Detalhamento: não consegui indentificar um detalhamento na sua proposta


Considerações:

* Vc apresenta muitos erros de concordância, por favor verifique se foram apenas erros de digitação, caso não, assista a uma vídeo aula sobre o assunto e procure se atentar a isso. Vc pode perder muitos pontos na C1 por conta disso.

* O uso de conectivos tá legal, mas ainda dá pra melhorar bastante, recomendo vc da uma pesquisada nós principais conectivos utilizados na redação e onde posicionar eles no texto.

* Eu acho que vc poderia contextualizar melhor a sua introdução. Vc disse que o jogo da baleia azul desafia as pessoas a colocarem a sua vida em risco, mas não ligou o que isso tem a ver com o aumento da depressão entende?

* No desenvolvimento 1 vc já conseguiu contextualizar melhor seu repertório, ficou bem legal, parabéns!

* No desenvolvimento 2 eu entendi que vc quis dizer que o seriado da a impressão que sofrer bullying é normal em uma parte da vida, foi isso oq vc quis dizer? Eu acho que ficou meio confuso, se não foi, com certeza ficou confuso.

* A primeira frase da sua conclusão ficou bem legal, ela resume todo o texto antes de iniciar a proposta de intervenção, ficou ótimo! Faça isso sempre ok?
* A última frase também tá linda, finaliza o texto retomando um conteúdo anterior, tá perfeito.

Recomendações:

Rever Concordância
Pesquisar sobre conectivos na redação
Estratégias argumentativas
Contextualização do repertório


A sua estrutura tá quase perfeita, são poucas as alterações mas elas precisam ser feitas tá?


Espero ter ajudado! Qualquer coisa me chama 🤗
Abraços 💓
#67927
Essa é minha primeira correção aqui no aplicativo, também estou estudando redação e procurando evoluir
Qualquer dúvida só me perguntar :)

INTRODUÇÃO
Em 2015, [no] o mundo houve uma grande descoberta de que os adolescentes estavam sendo manipulados por um aplicativo chamado "Blue Whale" [coloque aspas em palavras estrangeiras] (Baleia Azul), onde esse programa incentivava os jovens a colocar suas vidas em risco para proteger suas famílias, por conta de constantes ameaças por parte do aplicativo. Ademais, o Brasil não ficou de fora desses desafios, e fez com que esse software mostraria [mostrasse] o descaso do governo contra [poderia usar uma palavra de aproximação, como: em relação a] esse suposto [Por que suposto? Pelo que você disse nas primeiras linhas, dá para entender que FOI um atentado] atentado contra a juventude [,] como também encarecer a população [de] que combater a depressão entre os jovens não era [é] frescura. Logo, é de grande importância ressaltar [frase prolixa, pode substituir por é importante ressaltar] que a falta de políticas públicas e o bullying são aliados para esse triste cenário.

*Alguns erros de pontuação e escrita, atente-se.
Procure alguns vídeos no YouTube sobre coesão
Sempre se pergunte: um leitor que não sabe qual é o tema entenderia seu texto?
Iniciar com uma citação é ótimo porque demonstra seu repertório cultural, porém ele precisa ser útil para o texto. Procure sempre conectar as primeiras linhas com o restante da introdução, não ficou claro a ligação do desafio com o aumento da depressão.
Como colocar a vida em risco está atrelado a essa doença?

DESENVOLVIMENTO 1
Em primeiro plano [substitua por: primeiramente], é de grande análise [confuso, ficaria melhor: é evidente] que as políticas públicas é [políticas públicas SÃO, no plural] uma problemática que deve ser melhorada pelo governo [,] por não garantir a sua população a segurança necessário [por não garantir a segurança necessária a sua população] *cuidado com frases longas* . De acordo com o artigo 144 da Constituição de 1988, está descrito que [essa frase é desnecessária] "A segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio", no entanto, não é isso que está sendo cumprido. Portanto [cuidado com esses "tanto" próximos], caso o Estado não consiga cumprir seu papel, um pequeno problema que não foi resolvido a tempo pode-se [pode se] transformar é [em] uma enorme revolta nacional e se tornar uma epidemia.

*Essa parte ficou um pouco confusa, ajudaria se você desse um exemplo do porque essa parte da constituição não está sendo cumprida
Parabéns por citar a constituição!

DESENVOLVIMENTO 2
Nesse contexto, o bullying sempre foi uma questão social a ser resolvida, porém [,] nunca foi combatida radicalmente. Por isso, >de acordo com< (pode tirar) [no] o seriado "Todo Mundo Odeia o Chris", o personagem principal Chris passa sua [a] maior parte do dia na escola, mas sempre sofre diversos [se ele sempre sofre então já dá a entender que são diversos] ataques físicos e psicológicos por parte dos alunos, mas mesmo que sofre esses atentados [os sofra] [,] ele sempre [você usou essa palavra a pouco tempo, substitua ou nesse contexto pode até tirar] supera [,] dando assim um papel fundamental para aqueles que o assiste que aquilo é só uma fase [confuso, pode-se usar: normalizando o bullying] . Logo, pode-se destacar que além desses problemas que atualmente acontece [acontecem], o bullying se mostra [é um exemplo de] que o Ministério da Educação não está sendo [é] eficaz para esse descaso [na luta contra esse descaso].

*compreendi que você quis exemplificar que o bullying e a normalização dele podem acarretar em mais jovens depressivos, porém senti falta de uma ponte entre esses assuntos, não tenha medo de conectar e explicar como seu argumento vai influenciar no tema diretamente
Percebi muitos erros de concordância, indico que você leia as redações nota 1000 de anos passados para analisar a linguagem adotada por essas pessoas

CONCLUSÃO
Dessa forma, a falta de políticas públicas contra a Depressão e o bullying sempre foi [foram] problemas que persiste [persistem] na sociedade *você já disse quase essa mesma frase lá em cima*, assim [,] a Mídia e o Ministério da Cidadania deve [quem deve? A mídia é o Ministério, por serem dois eles: devem] criar um programa chamado [ADEUS DOENÇAS] [.] por meio do dinheiro público [com uso do dinheiro público ou com investimentos] de que as escolas públicas e privadas começam a contratar psicólogos que possam auxiliar os alunos a sempre falar com esses profissionais a fim de que esses profissionais deem segurança para que evite que a essa doença não aumente assim dando benefícios não só a sociedade como também o papel de assegurar que a lei está sendo feita como está descrita no artigo 144. *confuso e muito longo*
Um exemplo de reescrita: O Estado deve investir em psicólogos trabalhando nas escolas, para que estejam disponíveis aos alunos, ajudando com problemas pessoais e informando, a partir de palestras, sobre a depressão. Assim, a sociedade estará mais próxima de assegurar o que é proposto no artigo 144.

*é preferível uma proposta de intervenção completa do que duas incompletas.
Deve conter:
Agente;
Ação;
Modo ou meio;
Finalidade.
Bem detalhados
Se pergunte: QUEM fará O QUE, COMO e QUAL EFEITO isso causará?

*pesquise conectivos mais interessantes
Doação do coração

A série médica americana "Grey'[…]

Carinho sanguíneo

A série médica americana "Grey'[…]

Índio no Brasil

Hoje,na sociedade brasileira, as políticas […]

Emily Silva muito obrigada😃! Quando disse que […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM