Em primeira análise de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) a depressão é a segunda causa de morte entre jovens da faixa etária de 15 a 29. Além disso depressão contribui para o aumento do uso de drogas lícitas e ilícitas,levando consequências para a vida do adolescente, traz também problemas com autoestima e sociais. Outrossim, essa doença afeta os jovens de diversas formas, como por exemplo, dificuldades para para executar as tarefas do dia a dia, problema de memória, concentração, visão distorcida da realidade e é por esses e outros motivos que as famílias devem estar atentos aos diversos sintomas depressão.
Em segunda análise de acordo com o relatório apresentado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2016 a cada quatro segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. Ademais, o Brasil é o país da América Latina com maior índice de depressão,ainda assim existem pessoas que veem esse assunto como algo desconfortável principalmente pelos mais jovens, que sabem muito sobre a doença, mas tem vergonha de abordar o assunto ou de procurar ajuda. Nesse caso é importante que as escolas elaborem formas de mostrar aos alunos a importância de conversar sobre esse tema.
Portanto a família pode ajudar o jovem a observar a vida por outro lado a não transformar os problemas em um motivo devastador na vida dele, pode organizar passeios em família, ou simplesmente ouvi-los, o diálogo é de suma importância nessa situação. Entretanto o histórico familiar pode ser, inclusive uma das causas depressão, por isso é importante que as escolas elaborem atividades coletivas entre os alunos, organizem palestras que mostrem a importância de procurar ajuda de um psicólogo ou de um amigo. Dessa maneira pode-se diminuir os índices de depressão no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada