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#67599
A Constituição Federal Brasileira, promulgada em 1988, garante, em suas disposições, uma série de direitos sociais. No entanto, apesar de tal garantia, o que se percebe, na sociedade brasileira atual é a não plenitude dessa garantia na prática, visto que a criminalidade infantil tem sido desrespeitada, tanto pelo governo quanto pela sociedade. Sob tal ótica, é imprescindível o debate e resolução dos impasses.
Primeiramente, nota-se que a desigualdade social é causa expressa da questão. Sobre isso, Abraham Lincoln, celebre personalidade política americana, disse, em um de seus discursos que a política é servo do povo é não o contrário, em relação a tal afirmação, nota-se uma inconformidade sobre a violência juvenil e a atuação do estado brasileiro, no sentido de que, ao contrário do que Lincoln explanou, a política atual não serve o povo com ações, planos e metas públicas que atuem na questão abordada, fazendo com que sua relação seja quase utópica.
Em segunda plano, a falta de interesse público tem papel coadjuvante em relação ao imbróglio. Nesse sentido, Aristóteles diz, em seu livro “Ética e Nicomaco", que a política existe para garantir a felicidade dos cidadãos. Entretanto, é fácil perceber que, em relação a criminalidade infantil, essa disposição de Aristóteles não se consuma na realidade brasileira, uma vez que o poder público não cumpre seu papel legislativo, fazendo com que ocorram diversas lacunas no bem estar social. Desse modo, faz-se mister a reformulação de tal postura estatal irresponsável e negligente.
Portanto, medidas são necessárias para solucionar a problemática. A população por meio de um projeto social online, deve criar uma campanha de incentivo, que trabalhe paralelamente com ações governamentais, como na questão da criminalidade infantil. Tal campanha deve ter repercussão nacional e representantes de todos os estados brasileiros, para que se possa cobrar do estado maiores ações, planos, metas e investimentos públicos voltados para a sociedade. Espera-se, dessa forma, que a população possa exercer seu protagonismo e trabalhar em parceria com o poder público. Assim, as garantias da constituição Federal Brasileira terá eficácia plena no presente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#67908
Ei, Nicole!

A Constituição Federal Brasileira, promulgada em 1988, garante, em suas disposições, uma série de direitos sociais (quais direitos?) (contextualização). No entanto, apesar de tal garantia, o que se percebe, na sociedade brasileira atual é a não plenitude dessa garantia na prática, visto que a criminalidade infantil tem sido desrespeitada, tanto pelo governo quanto pela sociedade (tese). Sob tal ótica, é imprescindível o debate e resolução dos impasses (encaminhamento - era para ter citado as 2 problemáticas que serão abordadas na D1/D2).

Primeiramente, nota-se que a desigualdade social é causa expressa da questão (apresentação da ideia). Sobre isso, Abraham Lincoln, celebre personalidade política americana, disse, em um de seus discursos, que a política é servo do povo é não o contrário, em relação a tal afirmação, nota-se uma inconformidade sobre a violência juvenil e a atuação do estado brasileiro, no sentido de que, ao contrário do que Lincoln explanou, a política atual não serve o povo com ações, planos e metas públicas que atuem na questão abordada, fazendo com que sua relação seja quase utópica (encaminhamento da argumentação). ? (fechamento)
OBSERVAÇÃO: em nenhum momento você citou a desigualdade social e como ela é um agravante p/ a problemática. Faltou o fechamento/frase de efeito.

Em segunda plano, a falta de interesse público tem papel coadjuvante em relação ao imbróglio (apresentação da ideia). Nesse sentido, Aristóteles diz, em seu livro “Ética e Nicomaco", que a política existe para garantir a felicidade dos cidadãos. Entretanto, é fácil perceber que, em relação a criminalidade infantil, essa disposição de Aristóteles não se consuma na realidade brasileira, uma vez que o poder público não cumpre seu papel legislativo (como você sabe?), fazendo com que ocorram diversas lacunas no bem estar social (encaminhamento da argumentação - ficou muito superficial). Desse modo, faz-se mister a reformulação de tal postura estatal irresponsável e negligente (fechamento).

Portanto, medidas são necessárias para solucionar a problemática. (inserir conectivo) A população (agente) por meio de um projeto social online (modo/meio), deve criar uma campanha de incentivo (incentivo de que/pra quê?) (ação), que trabalhe paralelamente com ações governamentais, como na questão da criminalidade infantil (detalhamento). Tal campanha deve ter repercussão nacional e representantes de todos os estados brasileiros, para que se possa cobrar do estado maiores ações, planos, metas e investimentos públicos voltados para a sociedade (detalhamento). Espera-se, dessa forma, que a população possa exercer seu protagonismo e trabalhar em parceria com o poder público. Assim, as garantias da constituição Federal Brasileira terá eficácia plena no presente (finalidade).

OPINIÃO: Bom, as informações que adicionei no texto, juntamente com as indagações, são suas partes para o aprofundamento. Bom, espero que tenha te ajudado de alguma forma!

Se precisar de mim, me mencione ou mande uma mensagem.
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