A leitura é fundamental para a cidadania, pois ela amplia novos horizontes e permeia a compreensão de diversos fatos do âmbito social. No entanto, a baixa qualidade de ensino da leitura nas escolas, tem se tornado um problema, por meio da falta de acesso para famílias mais carentes. De modo que, a desvalorização do ato de ler nas instituições também torna-se um desafio.
O comportamento cultural em questão do ato da leitura pelos brasileiros, em sua grande maioria é relacionado dentro de suas casas, quando a família não participa desse hábito passando a diante e se tornando uma reação em cadeia, através de uma visão superficial sobre a verdadeira identidade da leitura.
Com base, é necessário resolver o impasse. O Ministério da Educação deve atenuar através de escolas a criação de projetos de leitura, por meio de redes de bibliotecas para atender a população mais carente e também investir uma formação mais específica dos professores da área de Língua Portuguesa, criando novos métodos de ensino para as futuras gerações.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada