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A obra documentária "Real Volve" discorre acerca do impacto que as riquezas ambientais tem sobre a esfera socioeconômica de uma sociedade. Partindo desse princípio, é notável que a vigente conjuntura brasileira exibe um cenário conflituoso quanto a utilização preservativa dos meios benéficos marítimos do país, e o saldo disso é que a questão do aproveitamento dos recursos do mar para o desenvolvimento sustentável no Brasil se interpõe como pauta que exige amplo debate em pelo menos dois aspectos: o uso excessivo do meio hídrico e ações antropológicas relancionadas ao papel do turismo.

Nesse contexto, vale lembrar que, à luz da Constituição Federal, é direito do cidadão um meio ambiente ecologicamente equilibrado, entretanto essa regalia não se viabiliza, uma vez que há uma exploração desmoderada dos recursos marítimos. Essa derrocada ambiental se inicia no momento em que não há uma fiscalização eficaz parente ao modo insustentável que empresas operam no meio aquático, tal como a indústria petroleira, a qual, sem o supervisionamento efetivo pode ocasionar vazamentos de petróleo no mar, gerando uma mortandade em grande escala de espécies animais marinhas, reafirmando, assim, a máxima do filósofo Maquiavel , o qual diz que os fins justificam os meios, ou seja, vale " agredir" a natureza afim de obter rendimento monetário. Como consequência, haverá uma grande instabilidade ecológica, produzindo óbices tanto para o mar quanto para o eixo financeiro da nação, visto que o ambiente natural é um dos principais artifícios de obtenção de riqueza e sua degradação compulsória retarda a ganho de capital de empresas que são subsidiadas pelos bens hídricos. Logo, o resultado é o esperado: exploração despreocupada marítima, estagnação ecossistêmica e socioeconômica.

Outrossim, não bastasse o abuso dos recursos aquáticos, debater a respeito do desenvolvimento sustentável com base no aproveitamento dos bens marítimos torna-se significativo na medida em que o turismo hídrico tem um papel fundamental na nação. Isso pode ser explicado sob a perspectiva do ambientalista Marcelo Ribeiro, o qual diz que fluxo turístico é essencial para uma sociedade, isto é, o turismo do mar é primordial para o progresso de diversos eixos sociais brasileiro, como o econômico, já que traz um expressivo movimento financeiro, porém ações antropológicas retrocede essa atividade. Prova cabal dessa realidade é a diminuição na movimentação excursionista aquática, uma vez que a poluição gerada por atitudes humanas acarreta na abaixa atratividade dos cenários turísticos, demonstrando , assim, que as ações do homem interferem na importância da turismo hídrico para a comunidade e consequentemente no crescimento da sustentabilidade do país.

Diante desse panorama, em razão do aproveitamento do mar para o desenvolvimento sustentável no Brasil, cabe ao Estado- órgão máximo de poder público- em junta com o Ministério do Meio Ambiente, implementar um sistema eficaz de fiscalização quanto ao modelo exploratório dos bens hídricos do país, por meio da criação de políticas ambientais voltadas a conservação de áreas marítimas que são essenciais para o equilíbrio ecológico e economia nacional, com a finalidade de saciar as diferentes necessidades dos eixos sociais e comprir o disposto na Carta Magna. Ademais, é imperioso que o Ministério da Educação instale, nas escolas, atividades extraclasse voltadas à orientação acerca da importância do bem-estar ambiental, por intermédio de atividades didáticas educativas, como roda de debate referente ao efeito positivo da reciclagem, com objetivo de manter o ecossistema equilibrado e preservar o turismo da nação. Isso posto, implementada tais ações, certamente o país irá se distanciar dessa realidade e eventualmente progredirá tanto no âmbito socioambiental quanto no socioeconômico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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