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#60810
No livro "Utopia" de Thomas More, é retratado um ambiente ideal, no qual a consciência coletiva e eficiência do Estado são ferramentas cruciais para o avanço da nação. Fora da obra, é fato que a restrição imposta a culturas difusas do padrão europeu impede a concretização dos planos de More, já que representa um obstáculo para uma sociedade alienada e passiva como a brasileira. Nesse sentido, a falta de consciência e admissão cultural de grupos instruídos no meio social, atua como ingresso ao impedimento do desenvolvimento de indígenas.
Em primeiro lugar, é válido reconhecer que a dissociação de culturas é uma ocorrência atual. Isso, infelizmente, é uma consequência direta da "era digital", que possibilita a reformulação de vivências distintas, e segmentação de povos originários, postos ao desentendimento da nação habituada a termos antigos. Além disso, é por causa dessa bolha sociocultural, que a alienação é formada: ao presenciar o crescimento gradativo e frequente da indiferença às características da vida indígena, as pessoas tendem a habituar-se a ele. De acordo com a escritora Simone Beauvoir, vive -se uma realidade firmada no senso comum, em que o conhecimento popular, adquirido pela observação e repetição de questões, formam estereótipos. Paralelamente, percebe-se que o indivíduo, inserido nesse panorama, é condicionado a padronizar a irrelevância de culturas distintas que utilizam a vida digitalizada como um fato cotidiano e normal, seguindo alienado.
Por conseguinte, nota-se um aumento do preconceito e estímulo do sentimento de inaceitação cultural acumulando-se na sociedade. Conforme a "Atitude Blasé"- termo proposto pelo sociólogo alemão Georg Simmel- ocorre quando o sujeito passa a agir com indiferença em meio às situações que ele deveria dar atenção. Sob esse prisma, entende -se que, ao analisar a permanência do determinismo e do apagamento cultural o ser humano inclina a adotar essa "Atitude", tornando-se passivo e inerte com a problemática.
Depreende -se, portanto, a urgência de novas medidas para reverter o impasse no Brasil. Para isso, a mídia deve criar um projeto que vise informar a população sobre a importância da preservação do indígena na sociedade. Isso deve ocorrer por meio de propagandas televisivas e de reportagem, com a participação de profissionais competentes e membros da comunidade, a fim de garantir apoio aos indivíduos prejudicados e mobilizar a população a manter solidariedade frente aos movimentos culturais. Somente assim, será possível combater o problema e obter um local como na "Utopia" de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 195

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#60827
Oiiii, bom dia Anninha :)

• Segue abaixo a correção detalhada da sua redação:

* Introdução:
1. Muito boa e uma alusão histórica muito bem citada, porém vc deveria ter citado que a restrição dos europeus *impediu* e não impede , pois já aconteceu. Isso que você falou dá a ideia que esteja acontecendo no momento. Acharia melhor que você estivesse colocado que esse acontecimento influeciou a nossa sociedade atual e não que esteja acontecendo no momento.
2. Tirando o caso anterior, redação bem estruturada!!!!

* Desenvolvimento 1 (D1):
1. Estrutura e argumentação impecáveis!!!!

* Desenvolvimento 2 (D2):
1. Vc não argumentou bem não, aqui vc humilhou a concorrência. 😁

* Conclusão:
1. Perfeita

Parabéns!!! Nunca vi uma redação tão boa e bem estruturada como a sua. Como você só errou uma vez, te entrego o 1000 de presente. Espero que você continue assim.

Bons estudos e até mais 📚💕
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