Nessa perspectiva, é necessário pontuar que negligência estatal perpetua a problemática relacionada as pessoas em situação de rua. Nessa óptica, o filósofo iluminista Jean Jaques Rousseau, afirma que o contrato social entre o Estado e a sociedade, pede que a primeira instituição social assegure bem-estar para todos os indivíduos. No entanto, o Estado brasileiro tem quebrado o contrato social estabelecido por Rousseau, uma vez que uma parte da população é excluída do censo demográfico, tornando inviável a criação de políticas de bem-estar social para pessoas que não são vistas pelo poder público.
Ademais, a invisibilizção das pessoas que vivem em situação de rua e o descaso com estas, fortalece esse estorvo no Brasil. Sobre esse aspecto, a filósofa existencialista Simone de Beauvoir, afirma que existem indivíduos que são tratados como inexistentes no meio social. Dessa maneira, a declaração de Simone de Beauvoir conversa com a realidade atual, visto que as pessoas que moram nas ruas não são vistas e nem contabilizadas pelo censo populacional. Culminando assim, na ausência de medidas que amparem esses cidadãos brasileiros.
Portanto, o apagamento das pessoas em situação de rua pelo censo demográfico é um problema que precisa ser resolvido, pois impossibilita a criação de políticas públicas que amparem esse grupo social. Sendo assim, o Governo federal deve promover moradias para as pessoas que habitam nas ruas, apropriando-se de imóveis que estão abandonados e não cumprem sua função social, e utilizando eles como moradia popular que também reunirão dados para o Governo federal, contabilizando esses indivíduos, a fim de elaborar políticas públicas para essas populações e reverter sua invisibilidade na sociedade brasileira. Dessa forma, o contrato social de Rousseau será preservado no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada