O preconceito com os povos nativos é algo que está enraizado desde a época do descobrimento do brasil. A imagem do que é o índio na sociedade ainda é muito atrasada, a maioria das pessoas ainda acredita que o índio é o indivíduo que mora na floresta e sobrevive da caça e da pesca, mas a realidade é que apenas uma parte dessas tribos vivem em territórios indígenas, o restante da população mora na zona rural e em cidades.
A FUNAI ( fundação nacional do índio) é um órgão governamental originado no Brasil, que tem como função defender os direitos indígenas e disponibilizar acesso à educação. A realidade da vida nas aldeias ultrapassa a questão da sobrevivência alimentar, muitas tribos reivindicam o acesso à saúde e a educação, questões fundamentais para a melhoria da qualidade de vida desses povos, Além destes problemas, as aldeias também sofrem com a falta de segurança em consequência desse fator, muitas tribos são saqueadas r muitos indígenas assassinados.
Sendo assim, a solução viável para a falta de serviços básicos para os povos indígenas, vem por meio de uma intervenção do ministério da educação, que tem a obrigação de construir mais instituições escolares nas aldeias, para que eles possam aprender o português, facilitando a comunicação social e ao mesmo tempo preservar a sua cultura . O ministério da saúde, deveria criar um projeto " saúde para todos", visando levar profissionais de saúde e materiais necessários para povos que vivem em aldeias mais afastadas, a fim de melhorar a qualidade de vida e levar esse serviço de saúde para quem não possui acesso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada