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Por Gaby05
#64211
A luta histórica dos indígenas para existir vem ocorrendo há muitos anos. Com o descobrimento do brasil, esse povo sofreu diversas violações, o que é pouco lembrado nos livros de história. Os índios perderam suas terras e a liberdade para exercer sua cultura. Ainda hoje, o povo indígena luta para ter seu espaço respeitado e conseguir acesso a serviços básicos, como saúde, educação e segurança.
O preconceito com os povos nativos é algo que está enraizado desde a época do descobrimento do brasil. A imagem do que é o índio na sociedade ainda é muito atrasada, a maioria das pessoas ainda acredita que o índio é o indivíduo que mora na floresta e sobrevive da caça e da pesca, mas a realidade é que apenas uma parte dessas tribos vivem em territórios indígenas, o restante da população mora na zona rural e em cidades.
A FUNAI ( fundação nacional do índio) é um órgão governamental originado no Brasil, que tem como função defender os direitos indígenas e disponibilizar acesso à educação. A realidade da vida nas aldeias ultrapassa a questão da sobrevivência alimentar, muitas tribos reivindicam o acesso à saúde e a educação, questões fundamentais para a melhoria da qualidade de vida desses povos, Além destes problemas, as aldeias também sofrem com a falta de segurança em consequência desse fator, muitas tribos são saqueadas r muitos indígenas assassinados.
Sendo assim, a solução viável para a falta de serviços básicos para os povos indígenas, vem por meio de uma intervenção do ministério da educação, que tem a obrigação de construir mais instituições escolares nas aldeias, para que eles possam aprender o português, facilitando a comunicação social e ao mesmo tempo preservar a sua cultura . O ministério da saúde, deveria criar um projeto " saúde para todos", visando levar profissionais de saúde e materiais necessários para povos que vivem em aldeias mais afastadas, a fim de melhorar a qualidade de vida e levar esse serviço de saúde para quem não possui acesso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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