• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por 8900997
#62054
É preciso investir na educação

"Educação nunca foi despesa, sempre foi investimento." A fala de Sir Arthur Lewis, economista britânico, expressa a importância do investimento em educação, algo que nunca será um desperdício. Sob essa perspectiva, pode-se dizer que no Brasil, há poucos investimentos quando trata-se do ensino, visto que dois dos principais motivos dos iletrados é a falta de infraestrutura nas escolas e o descaso do governo para com a educação.

Tendo em vista esses aspectos, é certo que as más condições dos colégios impactam de forma negativa na vida dos estudantes, causando dificuldades em assimilar os assuntos, pois é necessário que tenha-se um ambiente escolar confortável, com boas estruturas, para que a aprendizagem possa fluir. Prova disso, é a fala de Daniela Costa, arquiteta que atua no setor educacional, que diz: "Uma estrutura bem pensada, implica diretamente no interesse dos estudantes. E aquele aluno interessado se torna mais ativo, tem mais vontade de estar na escola e isso reflete no seu desempenho e aprendizado." Diante disso, não há dúvidas de que uma boa estrutura do educandário seja um caminho para adquirir conhecimentos.

Ademais, na sociedade brasileira, há o descaso do governo para com a educação, posto que uma parte dos brasileiros não tiveram acesso aos estudos, pois de acordo com o IBGE, "A taxa de analfabetos no Brasil é de 7,0%." Isso representa cerca de 11,5 milhões de pessoas, o que, certamente, é um absurdo. Um dos principais motivos dos brasileiros não estudarem está ligado à desigualdade social, no qual eles precisam escolher entre trabalhar ou estudar, devido à má condição de vida e a falta de recursos financeiros por parte do governo. Sabe-se que isto não deveria ocorrer, visto que a educação da população é responsabilidade do governo e dos estados, como consta na constituição Federal.

Portanto, é preciso que o estado tome providências para amenizar o quadro atual. As autoridades competentes, por intermédio do ministério da educação, devem investir nas escolas, enviando por meio dos estados recursos que visem melhorar a qualidade do ensino e as infraestruturas dos colégios. Espera-se, dessa forma, que os alunos possam desfrutar de uma boa qualidade de ensino em um ambiente confortável, para que possa diminuir o número de analfabetos no Brasil. Assim, poderá dizer que no Brasil há investimentos necessários para uma boa educação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Ei, desculpa pelo atraso com o retorno. Tenho fica[…]

Violência nos estádios de futebol

A origem da violência dentro das torcidas or[…]

jherodrigues , Deivid16 , Bom, em algumas parte[…]

Reflexos da tela preta

jherodrigues , simplesmente adorei sua corre&cced[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM