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#58862
A "Atitude Blasé" - termo proposto pelo sociólogo alemão Georg Simmel no livro The Metropolis and Mental Life" - ocorre quando o indivíduo passa a agir com indiferença em meio às situações que ele deveria dar atenção. A visão do sociólogo pode ser aplicada facilmente ao analfabetismo no Brasil, levando em consideração que a população e o Estado passaram a normalizar o grande número de analfabetos presente na sociedade brasileira. Nesse contexto, a problemática se desenvolve não só devido ao desempenho insatisfatório das autoridades, mas também a evasão escolar. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.

Precipuamente, é fulcral pontuar que o alto índice de brasileiros analfabetos deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíba tal recorrência. Segundo Aristóteles, filósofo grego, a política tem como função preservar a integração dos indivíduos da sociedade. Contrariamente, no Brasil os investimentos e projetos de leis que garantam o alcance de toda a população ao sistema educacional não encontram espaço e respaldo político necessário. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

Ademais, é imperativo ressaltar a evasão escolar como um dos principais fatores para o analfabetismo no país. De acordo com uma pesquisa realizada em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil, o Brasil conta com 11 milhões de pessoas que não sabem ler e escrever. Partindo desse pressuposto, percebe-se o abandono escolar como fator prioritário para a alta taxa de analfabetos funcionais. Tudo isso retarda a resolução do empecilho e contribui para a perpetuação desse quadro deletério.

Portanto, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Para tanto, necessita-se, que o Ministério da Educação, crie programas de inclusão e campanhas sociais — voltadas para os cidadãos que abandonaram os estudos —, por meio das escolas, secretarias municipais da educação e veículos de comunicação, com o objetivo de integrar novamente os brasileiros no ambiente escolar, amenizar o número de pessoas analfabetas e conscientizar a população. Assim, poder-se-á diminuir, em médio a longo prazo, o impacto nocivo do analfabetismo no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

NathaliaLima , olá, boa-noite! irei corrig[…]

Anninha , olá, boa-noite! irei corrigir su[…]

A vocação para o mercado de trabalho[…]

MoniqTorres , olá, boa-noite! posso corrig[…]

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