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Por ichigonoir
#51036
O analfabetismo no Brasil

O escritor australiano Markus Zusak conta a história da jovem Liesel Meminger, uma menina adotada por um casal alemão, que era analfabeta funcional que recorria da ajuda de seu pai adotivo para desenvolver sua leitura e escrita. Liesel usufrui da literatura como meio de refúgio à guerra, onde desenvolve sua capacidade de imaginação, vocabulário e ampliamento de seus conhecimentos. Nesse contexto podemos comparar a situação dos analfabetos com o da protagonista literária, o desenvolvimento de cognição e capacidade comunicativa é favorecido pela literacia parental, mas a vida moderna impede que tais ações possam ser executadas. Como por exemplo o uso excessivo da tecnologia, e a falta de estímulo à leitura por parte da família e dos ensinos de educação.

Nesse cenário, fica evidente que o analfabetismo está diretamente relacionado à evasão escolar que com a má qualidade de ensino, mas também à confraternização familiar conflituosa, às políticas do governo, contribuem negativamente na perda do sentido da educação, que agrava pela situação econômica do aluno, que não vê a necessidade de desenvolvimento de grade escolar para futuramente encontrar uma profissão ou concluir o ensino educacional.

Outrossim, cabe ressaltar que a consequência da prioridade do trabalho em vez dos estudos, é o analfabetismo funcional nas redes sociais. Nesse espaço os estudantes expõem suas opiniões desinformadas no sentido da alfabetização que digitam. Utilizam-se de abreviações e gírias na escrita online, e desaprendem a escrita formal necessária para sua formação.

Destarte, para que tal adversidade da evasão escolar e o analfabetismo sejam combatidos, o governo precisa promover procedimentos em que os municípios elaborem leis que obriguem relações de trabalho e estudo através de cursos capacitadores ou escolares, com a finalidade de atender a todos, e disponibilizam verbas públicas com o objetivo de aprimorar a docência nas escolas.

Assim, garantindo a formação de indivíduos alfabetizados e de ensino educacional completo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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