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#43539
O analfabetismo funcional é um problema muito comum no Brasil, o qual a pessoa sabe identificar números e letras, e ler de forma geral, entretanto não compreende o que é lido, essa enorme falta de interpretação de textos fez com que o instituto Pró-livro fizesse uma pesquisa das quais trouxeram enorme espanto por conta do resultado já que 50% dos entrevistados admitem não ter o hábito de ler livros, revistas e similares por falta de compreensão.

Das várias razões para alguém ter tal incapacidade por parte vem da falta de qualidade do ensino básico nas escolas, por isso atualmente, mesmo com a queda do índice, existe mais de 13 milhões de brasileiros acima dos 15 anos que são analfabetos funcionais no Brasil, de acordo com um estudo do IBGE, e os que essa incapacidade sofrem discriminações, exclusões sociais e dificuldade para se comunicar e por essas razões acaba afetando o cotidiano dessa pessoa como na hora de conseguir um emprego, entender as notícias do mundo atual, complicações para entender leis e normas e muitos outros obstáculos.

Outro ponto que colabora com o crescimento de analfabetos funcionais no País é a falta de incentivo a leitura, essa distância que a maioria da população brasileira tem dos livros é uma das grandes causas dessa falta de entendimento na hora de interpretar um texto, muitas escolas forçam alunos a lerem livros que não estão em sua “zona de interesse” dessa forma manchando a real experiência de ler um livro.

Para resolver tais problemas o ministério da educação através do poder que tem para a organização do sistema educacional do país deve realizar melhoras nas escolas públicas, trazendo maior eficiência para a educação básica assim ajudando os alunos que futuramente irão cuidar do país, e com maior aptidão os resultados serão melhores no futuro. Além disso deve existir uma união entre pais e professores para incentivarem a leitura tanto na escola quanto em casa, livros que chamem atenção dos alunos e assim eles irão ter mais contato com livros, rodas de leitura devem acontecer no ambiente escolar mas realização de debates, tira dúvidas e dessa forma os alunos depreenderão melhor os livros, e tais livros devem vir de uma biblioteca pública fornecida pelo governo para aqueles de renda mais baixa. Realizando essas melhoras o índice de analfabetismo funcional vai cair e os alunos no futuro conseguiram com mais facilidade empregos e facilidades em seu cotidiano.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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