• Avatar do usuário
#76009
Na série mexicana ‘’ Chaves’’ em um dos episódios o protagonista tenta inúmeras vezes ler uma carta que recebeu. No entanto, seu esforço foi inútil, uma vez que ficou evidente que ele era um indivíduo afetado pelo analfabetismo. Fora da ficção, é indubitável que o Analfabetismo funcional é um problema persistente no Brasil hodierno. Desse modo, em razão tanto da falta de incentivo à leitura quanto da ineficiência do sistema educacional, medidas são necessárias para solucionarmos esse imbróglio.

Primeiramente, vale ressaltar que incentivar a prática da leitura é de extrema importância para impedir a formação de indivíduos analfabetos funcionais. Contudo, nos dias atuais, o domínio pleno da leitura é uma habilidade aproveitada por poucos brasileiros, a compressão do conteúdo dos textos ainda é desafio para nossa esfera social. Segundo o estudo feito pelo o Instituto Pró Livro, dentre os cidadãos entrevistados, ainda que alfabetizados, 50% disseram não ler livros pela forte dificuldade em interpretar o conteúdo. Outrossim, observa-se que o analfabetismo funcional está afetando todos âmbitos da sociedade, consequentemente vêm obstruindo o desenvolvimento da população tupiniquim. À vista disso, é fundamental fomentarmos o incentivo à leitura no Brasil, introduzindo esta prática desde a infância.

Ademais, cabe pontuar que a ineficiência no sistema educacional do Estado é outra peça-chave do problema. Dessa forma, Thomas Hobbes, filósofo inglês, defendia que é dever do Estado proporcionar meios que auxiliem o progresso de toda a coletividade. A máxima do intelectual, todavia, destoa da realidade, fato que se materializa na quantidade irrisória, especialmente por parte do Ministério da Educação, de políticas que tenham propósito de maximizar a alfabetização dos indivíduos. Logo, a displicência da máquina pública fere os princípios pontuados por Hobbes e, ao mesmo tempo, inviabiliza a concretização dessa prática instrucional no território tupiniquim.

Diante do exposto, infere-se que são essenciais medidas operantes para a reversão do quadro agravante do analfabetismo funcional no Brasil. Nesse sentido, é imperiosa uma ação do Ministério da Educação, por meio de palestras com a presença dos pais de nossos futuros cidadãos, demonstrando como incentivar seus filhos a criar um hábito para leitura. É pertinente também que crie em nossas escolas o ‘’ Dia do livro’’, onde todos alunos vão desenvolver todo seu domínio pela leitura. Somente assim, poder-se-á sanar este imbróglio no nosso corpo social, evitando situações como aquela vivenciada por Chaves.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Olá, Bia. A sua redação n&at[…]

eurodrigo anasilva1 Bia2201 3m1ly Gi6[…]

eurodrigo Obrigado pela avaliaçã[…]

oii, estou de volta pessoal!!! Gostaria que corrig[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM