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Por jeanm
#51820
Com a demanda de mão de obra recorrente da revolução industrial no século xx países como a China adotaram medidas à impulsionar os índices de alfabetização no país. Tais medidas consistiam na simplificação do sistema de escrita chines- consistido de mais de nove mil caracteres com significados e leituras distintas- o que agilizaria o aprendizado a leitura e a escrita. Entretanto, regiões de maior estatal como taiwan, onde a simplificação não ocorreu, ainda apresentavam maiores percentuais de alfabetizados efetivos . Atualmente, no Brasil, vive-se um cenário análogo quanto a alfabetização em que políticas públicas de incentivos são ineficientes quando ausentes os investimentos estatais , configurando a ireverencia as leis constitucionais de direito a educação e a irresponsabilidade quanto o depredação a efetivação politico-social dos afetados.
Em primeiro lugar, evidencia-se um interesse implícito à perpetuação do analfabetismo. Isso ocorre pois ao privar o indivíduo a construção de suas plenas faculdades itelectuais esse se torna sucetível a manipulação, virando massa de manobra, o que é interessante para facções políticas que visam apenas o ganho pessoal. Um exemplo efetivo seria o do personagem nordestino fabiano, do livro Vidas Secas de Graciliano Ramos, que é desfalcado por seus patrões devida a sua incapacidade de contar moedas. Destarte, ao não solucionar o analfabestismo, prorrogora-se um cenário de alienação humana.
Outrassim, a alfabetização enfrenta desafios que vão além, por exemplo, da disponibilização de unidades de ensino. Isso por que fatores como a longa distancia, estradas insalubres e ausencia de transporte regular público são notórios em regiões marginais rurais e pouco populosas. Sendo assim, as crianças acabam por nescessitar do acompanhamento de um responsáveis , que, por muitas vezes, está trabalhando, fazendo com que o ensino seja negligenciado o que alimento o triste ciclo de analfabetismo no país e mitiga a esperança da acensão social dos individuos presas a tal realidade.
Em conclusão, tendo em vista o cenário acima explicado, são nescessarias medidas que tornem a alfabetização um realidade no Brazil. A começar pela ação do Ministério da educação administrado pelas secretarias estaduais e municipais em disponibilizar uma grade de estudo flexivel que possa ser divida entre diferentes turnos, por meio da disponibilização de professores qualificados, nas unidades escolares e ONGS certificadas já existentes, atendendo as nescessidades das crianças. Por fim os Ministério da Economia e do Transporte junto ao poder executivo devem fiscalizar e acompanhar a distribuição de verba ja destinada a construção de rodovias pavimentadas e disponibilação de rotas de onibus tornando o acesso as unidades viável para que assim o cenário de analfabetismo vivido na Chinas se torne apenas um lembrete de um passado marcante na história do brazil
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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