Em primeiro lugar, evidencia-se um interesse implícito à perpetuação do analfabetismo. Isso ocorre pois ao privar o indivíduo a construção de suas plenas faculdades itelectuais esse se torna sucetível a manipulação, virando massa de manobra, o que é interessante para facções políticas que visam apenas o ganho pessoal. Um exemplo efetivo seria o do personagem nordestino fabiano, do livro Vidas Secas de Graciliano Ramos, que é desfalcado por seus patrões devida a sua incapacidade de contar moedas. Destarte, ao não solucionar o analfabestismo, prorrogora-se um cenário de alienação humana.
Outrassim, a alfabetização enfrenta desafios que vão além, por exemplo, da disponibilização de unidades de ensino. Isso por que fatores como a longa distancia, estradas insalubres e ausencia de transporte regular público são notórios em regiões marginais rurais e pouco populosas. Sendo assim, as crianças acabam por nescessitar do acompanhamento de um responsáveis , que, por muitas vezes, está trabalhando, fazendo com que o ensino seja negligenciado o que alimento o triste ciclo de analfabetismo no país e mitiga a esperança da acensão social dos individuos presas a tal realidade.
Em conclusão, tendo em vista o cenário acima explicado, são nescessarias medidas que tornem a alfabetização um realidade no Brazil. A começar pela ação do Ministério da educação administrado pelas secretarias estaduais e municipais em disponibilizar uma grade de estudo flexivel que possa ser divida entre diferentes turnos, por meio da disponibilização de professores qualificados, nas unidades escolares e ONGS certificadas já existentes, atendendo as nescessidades das crianças. Por fim os Ministério da Economia e do Transporte junto ao poder executivo devem fiscalizar e acompanhar a distribuição de verba ja destinada a construção de rodovias pavimentadas e disponibilação de rotas de onibus tornando o acesso as unidades viável para que assim o cenário de analfabetismo vivido na Chinas se torne apenas um lembrete de um passado marcante na história do brazil
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada