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O filme “O Menino que Descobriu o Vento” conta a história de um jovem que conseguiu alcançar diversas realizações com a educação, apesar de não possuir uma boa base de alfabetização. No entanto, fora das telas, essa realidade não é encontrada, visto que, há negligência do estado no sentido educacional e o Brasil possui um modo arcaico de ensinar, gerando a evasão escolar e contribuindo para os grandes índices de analfabetismo.
A partir de 1988, ano em que foi promulgada a Constituição Federal, o Estado passou a ter a obrigação de oferecer ensino de qualidade para todos os brasileiros. Porém, a ineficiência governamental faz com que muitas pessoas não tenham acesso à educação, pois nas zonas mais remotas do país, como: cidades interioranas, não há presença de escolas. Esse fator faz com que a sociedade não consiga ter qualificação alfabética, gerando diversos problemas socioeconômicos.
Além disso, a evasão escolar é um ponto em destaque no Brasil, porque muitas pessoas abandonam os centros educacionais, principalmente, pela forma como o ensino é repassado no Brasil, já que estudiosos afirmam que esse método faz com que os alunos não tenham prazer em estudar e não desenvolvam a criatividade. Outrossim, as condições financeiras também são causadoras da evasão escolar, uma vez que alguns cidadãos precisam de renda extra para sobreviver e só conseguem isso trabalhando, fazendo com que ocorra o abandono escolar.
Portanto, é necessário que o governo faça investimentos na educação e infraestrutura das escolas já existentes, a fim de englobar uma parcela maior da população no ensino. Para mais, os métodos de educação no Brasil devem ser revistos, pois eles não são considerados adequados para que toda população consiga aprender de forma igualitária. Por fim, projetos que incentivem a capacitação técnica das pessoas e campanhas para auxiliar na aderência escolar devem ser realizados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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