Por KauaBorges
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O analfabetismo é alarmante no Brasil, porém é deixado um pouco de lado por algumas autoridades brasileiras. Ademais, no país são mais de 200 milhões de habitantes, em média menos de 95% da população sabe ler e escrever. Isto está acarretando diversos problemas gravíssimos para a população brasileira. Nesse contexto há duas problemáticas: Desigualdade do acesso a educação pública de qualidade e o trabalho infantil.
Em primeira análise, segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  "IBGE", o número em porcentagem de jovens a partir de 15 anos que não sabem ler e escrever é mais de 5% da população juvenil. Logo, a desigualdade do acesso a uma educação de qualidade é um dos fatores primordiais que mais contribuem para o analfabetismo da população brasileira. O número de jovens fora da escola é muito preocupante.
Outrossim, o numero de crianças e adolescentes trabalhando nas ruas é alta, isso faz com que eles não possam frequentar a instituição de ensino. Segundo a Históra, durante a Primeira Revolução Industrial no século XVIII houve um grande trabalho infantil. As crianças eram usadas para trabalhar dentro de fábricas e minas de carvão, muitas perdiam a vida dentro do trabalho pesado, por desnutrição e da insalubridade do ambiente. Isto consiste na contemporaneidade, muitas crianças são restringidas de frequentar a escola para que elas possam trabalhar duramente em alguns setores.
Depreende-se que, cabe ao Governo juntamente com o Ministério de Educação investir mais na educação pública de lugares menos favorecidos: comunidades, favelas e áreas ribeirinhas para que todos os brasileiros tenham ensino de qualidade e posso aprender ler e escrever.
logo, o governo deve pressionar a polícia para fiscalizar o trabalho infantil, direcionando as crianças para a escola, caso a criança sustente a família o estado deverá dar um auxílio mensal para a criança.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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