Avatar do usuário
Por vitoriab
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#76410
É indiscutível que a fome seja um quadro cada vez mais alarmante no Brasil, tendo em vista que, além as tradicionais matrizes que originam esse problema, a pandemia agravou em grandes escalas tal situação. Situada num contexto de crise política e econômica, suas consequências são exponenciais e de natureza governamental.
Em primeira análise, observa-se, em meio a um cenário de inflação, crise econômica e capitalismo dependente, a incerteza dos brasileiros quanto à sua próxima refeição. Embora a atividade agropecuária tenha ganhado um crescimento de 1,4% em 2018 segundo o IBGE, o número de pessoas que passam por essa conjuntura de fome varia 13,9 milhões. Ademais, de acordo com o Grupo de Pesquisa Alimento para Justiça, 59,3% da população não comeu em quantidade ideal desde o início da pandemia.
Por conseguinte, é notório que essa insegurança provém de adversidades econômicas, desperdício de alimento — 931 milhões de toneladas, segundo a ONU, e, de acordo com a FAO, 46% disso ocorrem nas etapas de processamento, distribuição e consumo —, desemprego (fator intensificado com a chegada do coronavírus), falta de orçamentos para programas de combate à fome, dependência à importação de produtos químicos no segmento rural e a deficiência na estrutura política.
Em suma, tendo em vista os fatores estruturais e não momentâneos que levam o Brasil a possivelmente retornar ao próximo Mapa da Fome da ONU, compete ao governo reconhecer o problema e recriar programas por meio de investimentos em políticas públicas, uso de espaços públicos ociosos para produção de alimentos, reforço da merenda escolar, fortalecimento do salário mínimo, uso de tecnologia no combate ao desperdício e redução de custos a fim de diminuir a insegurança alimentar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
171 Exibições
por andreyhxz
fome
por graziela2001    - In: Fome no Brasil – Como enfrentar esse problema?
0 Respostas 
57 Exibições
por graziela2001
0 Respostas 
83 Exibições
por Mari13
0 Respostas 
79 Exibições
por Mari13
0 Respostas 
84 Exibições
por sofiassouza
0 Respostas 
86 Exibições
por sofiassouza
0 Respostas 
116 Exibições
por manual14
Fome
por Giribeiro    - In: Fome no Brasil – Como enfrentar esse problema?
0 Respostas 
44 Exibições
por Giribeiro
0 Respostas 
103 Exibições
por aninhahere
0 Respostas 
55 Exibições
por cleber
Desigualdade social

A desigualdade social é um problema que afe[…]

Violência contra a mulher

No Brasil, a violência contra a mulher &eacu[…]

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

Na série televisiva nacional "Segu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM