Avatar do usuário
Por walyalmeida
Quantidade de postagens
#120619
Na biologia, o Daltonismo é uma doença que afeta os cones, pequenas estruturas dos olhos responsáveis por captar diferentes comprimentos de luz e permitindo enxergar cores, e um tipo dessa deficiência faz com que a pessoa perceba o mundo ao seu redor de maneira totalmente cinza. Esta situação é análoga à realidade de muitos jovens brasileiros que lidam com a depressão e outros transtornos mentais, fazendo com que percam a perspectiva de futuro e vivendo uma vida mais cinza. Sob esse viés, é fundamental discutir sobre a baixa saúde mental infanto-juvenil no nosso país e as principais causas que corroboram com esse problema: o acesso demasiado à internet e o isolamento social.

De início, é preciso considerar o efeito da exposição dos jovens ao excesso de informação proveniente da internet. Nas palavras do sociólogo Zygmunt Bauman, “Muita informação não significa sabedoria”, demonstrando perfeitamente o que ocorre nas redes sociais. A cada segundo, as pessoas são bombardeadas com novos conteúdos, lícitos ou não, e expostas à realidades que não condizem com as quais vivem, como as dos grandes influenciadores digitais. Nessa ótica, tal comportamento gera expectativas irrealistas nas crianças e adolescentes, principalmente com relação aos padrões de beleza e status social, levando-os ao sentimento de ansiedade e depressão por medo de não atenderem tais idealizações.

Ademais, cabe mencionar a piora do efeito supracitado em decorrência do isolamento social. Segundo dados da OMS, a pandemia de Covid-19 desencadeou um aumento de 25% nos casos de transtornos psicológicos em todo o mundo. O período de quarentena, além de aumentar o tempo de exposição às telas e mídias sociais, também privou os jovens de atividades básicas para o ser humano como o contato físico e a convivência em sociedade, elevando os níveis de estresse e a sensação de desamparo. Sob essa perspectiva, o apoio de uma comunidade acolhedora torna-se imprescindível para a superação desse problema, visto que uma rede de apoio é fundamental para a garantia de uma saúde emocional estável.

Portanto, para lidar com os problemas de saúde mental da população infanto-juvenil, cabe a família oferecer total apoio e compreensão por meio do diálogo e comprometimento com o tratamento com a ajuda profissional. Além disso, as escolas, em parceria com psicólogos locais, podem organizar momentos de convivência e informação entre estudantes dessa faixa etária a fim de conscientizar e formar uma rede de apoio. Desse modo, haverá esperança de que os jovens do Brasil vivam vidas menos cinzas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
143 Exibições
por Jessieamar
0 Respostas 
234 Exibições
por Jessieamar
0 Respostas 
37 Exibições
por romeu236700
0 Respostas 
73 Exibições
por Gl0r1A00
0 Respostas 
242 Exibições
por kadu97
0 Respostas 
62 Exibições
por StudiMaris
0 Respostas 
99 Exibições
por Gabyvital
0 Respostas 
72 Exibições
por Gabyvital
0 Respostas 
60 Exibições
por Cleverson3
0 Respostas 
41 Exibições
por Aromania
Enem 2023

A Constituição Federal de 1988, infl[…]

É comum vermos comerciais direcionados ao p[…]

As redes sociais podem ser usadas tanto para as co[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM