De início, é preciso considerar o efeito da exposição dos jovens ao excesso de informação proveniente da internet. Nas palavras do sociólogo Zygmunt Bauman, “Muita informação não significa sabedoria”, demonstrando perfeitamente o que ocorre nas redes sociais. A cada segundo, as pessoas são bombardeadas com novos conteúdos, lícitos ou não, e expostas à realidades que não condizem com as quais vivem, como as dos grandes influenciadores digitais. Nessa ótica, tal comportamento gera expectativas irrealistas nas crianças e adolescentes, principalmente com relação aos padrões de beleza e status social, levando-os ao sentimento de ansiedade e depressão por medo de não atenderem tais idealizações.
Ademais, cabe mencionar a piora do efeito supracitado em decorrência do isolamento social. Segundo dados da OMS, a pandemia de Covid-19 desencadeou um aumento de 25% nos casos de transtornos psicológicos em todo o mundo. O período de quarentena, além de aumentar o tempo de exposição às telas e mídias sociais, também privou os jovens de atividades básicas para o ser humano como o contato físico e a convivência em sociedade, elevando os níveis de estresse e a sensação de desamparo. Sob essa perspectiva, o apoio de uma comunidade acolhedora torna-se imprescindível para a superação desse problema, visto que uma rede de apoio é fundamental para a garantia de uma saúde emocional estável.
Portanto, para lidar com os problemas de saúde mental da população infanto-juvenil, cabe a família oferecer total apoio e compreensão por meio do diálogo e comprometimento com o tratamento com a ajuda profissional. Além disso, as escolas, em parceria com psicólogos locais, podem organizar momentos de convivência e informação entre estudantes dessa faixa etária a fim de conscientizar e formar uma rede de apoio. Desse modo, haverá esperança de que os jovens do Brasil vivam vidas menos cinzas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada