Em primeiro plano, é de se destacar que o isolamento social teve como consequência o fechamento de locais para a prática de atividades físicas, o que prejudicou a preparação dos atletas, pois, para aqueles que podem fazer os seus treinos em casa, a rotina foi ajustada, mas para atletas de polo aquático, por exemplo, os treinos ficaram restritos ao desenvolvimento muscular. O atleta de polo aquático Rudá franco conta que o isolamento social prejudicou a preparação para os jogos. “Estávamos no fim da preparação para o pré-olímpico, apenas pegando ritmo de jogo e fazendo amistosos na Europa. Tivemos que voltar para o Brasil e parar tudo. A preparação foi totalmente afetada. Treinar em casa e fora da piscina não é a mesma coisa”, conta o jogador do SESI São paulo.
Além disso, é factível ressaltar que os treinos em casa afetam o psicológico dos atletas. A falta de costume com esta rotina e a angústia que o competidor sente com a indefinição quanto ao futuro dos jogos são as causas dessa problemática. Acerca do tema, o nadador Michael phelps se mostra preocupado com a saúde mental dos atletas durante a pandemia do novo Coronavírus. "O atleta passa por quatro anos de preparação. Nós meio que sabemos exatamente quando isso vai acontecer e o nosso corpo está pronto para isso, então temos que esperar(..) Todos cuidem da saúde mental. É algo ainda mais importante agora. É importante garantir que estejamos atentos à nossa saúde mental tanto quanto à nossa saúde física", disse Phelps ao "Today show", programa do canal americano NBC.
Em virtude dos fatos mencionados, portanto, compete ao Comitê Olímpico do Brasil dar direcionamento psicológico aos atletas e todo suporte financeiro que assim necessitarem, objetivando uma melhor preparação para os Jogos olímpicos de 2021.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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