Em primeira análise, a economia é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hobiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil tem poucos problemas econômicos. Contudo, a realidade é justamente o contrário e o resultado desse contraste é claramente refletido na falta de acesso a informação num grande segmento da sociedade brasileira. De acordo com o Banco Mundial, o PIB per capita do Brasil é inferior a nove mil dólares, o que significa que o produto interno bruto brasileiro por indivíduo é apenas 77° no ranking mundial. Assim sendo, podemos concluir que grande parte da população brasileira é pobre, o que na prática impede a aquisição de tecnologias caras, como celulares e computadores, fundamentais para o acesso a internet. Diante disso, entende-se que fatores econômicos impedem indivíduos de ter acesso a informação.
Faz-se mister, ainda, salientar a educação como impulsionador da problemática. De acordo com o economista e diplomata brasileiro, Roberto Campos, o Brasil não se tornará um país desenvolvido enquanto as deficiências da educação básica não forem resolvidas. Nota-se que o crescimento econômico está intrinsecamente relacionado ao ensino, tendo em vista a fundamental necessidade da qualificação da "mão de obra", além da instrução financeira dos indivíduos. Em contra-ponto a isso, o Brasil é hoje, por volta do 65° país na avaliação de educação feita pelo PISA. Diante do exposto, é inaceitável a não-priorização de investimento na educação pública, o que ao longo prazo causa a perpetuação da pobreza, algo que, como já dito, impede o acesso a rede mundial.
Infere-se, portanto, que ainda há entraves para a democratização do acesso a informação no Brasil. Dessa maneira urge que o Parlamento Brasileiro deve realizar estudos afim de criar leis que permitam um crescimento sustentável da economia nacional, a exemplo de países como a Nova Zelândia e Estônia, outrora também pobres. Além disso, é fundamental que a sociedade cobre do poder executivo, municipal, estadual e federal, por meio de manifestações pacíficas, a priorização de investimento dos recursos orçamentários na educação básica, visando a correção das diversas deficiências do ensino público brasileiro. Dessa forma, o Brasil poderia democratizar o acesso a informação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 127
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.