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#42354
No século XXI popularizou-se no Brasil a Internet, uma revolução na transmissão de informações, garantindo aos indivíduos o acesso imediato à qualquer informação que deseje, desde importantes análises políticas até fúteis notícias do cotidiano. Entretanto, ao olharmos para a atual sociedade brasileira vemos que uma parcela da população não pode desfrutar das tecnologias que permitem acesso a rede mundial. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro. Dessa forma não há dúvidas que o acesso a informação é um desafio no Brasil; o qual ocorre, infelizmente, devido não só aos problemas econômicos, mas também as deficiências da educação básica brasileira.

Em primeira análise, a economia é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hobiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil tem poucos problemas econômicos. Contudo, a realidade é justamente o contrário e o resultado desse contraste é claramente refletido na falta de acesso a informação num grande segmento da sociedade brasileira. De acordo com o Banco Mundial, o PIB per capita do Brasil é inferior a nove mil dólares, o que significa que o produto interno bruto brasileiro por indivíduo é apenas 77° no ranking mundial. Assim sendo, podemos concluir que grande parte da população brasileira é pobre, o que na prática impede a aquisição de tecnologias caras, como celulares e computadores, fundamentais para o acesso a internet. Diante disso, entende-se que fatores econômicos impedem indivíduos de ter acesso a informação.

Faz-se mister, ainda, salientar a educação como impulsionador da problemática. De acordo com o economista e diplomata brasileiro, Roberto Campos, o Brasil não se tornará um país desenvolvido enquanto as deficiências da educação básica não forem resolvidas. Nota-se que o crescimento econômico está intrinsecamente relacionado ao ensino, tendo em vista a fundamental necessidade da qualificação da "mão de obra", além da instrução financeira dos indivíduos. Em contra-ponto a isso, o Brasil é hoje, por volta do 65° país na avaliação de educação feita pelo PISA. Diante do exposto, é inaceitável a não-priorização de investimento na educação pública, o que ao longo prazo causa a perpetuação da pobreza, algo que, como já dito, impede o acesso a rede mundial.

Infere-se, portanto, que ainda há entraves para a democratização do acesso a informação no Brasil. Dessa maneira urge que o Parlamento Brasileiro deve realizar estudos afim de criar leis que permitam um crescimento sustentável da economia nacional, a exemplo de países como a Nova Zelândia e Estônia, outrora também pobres. Além disso, é fundamental que a sociedade cobre do poder executivo, municipal, estadual e federal, por meio de manifestações pacíficas, a priorização de investimento dos recursos orçamentários na educação básica, visando a correção das diversas deficiências do ensino público brasileiro. Dessa forma, o Brasil poderia democratizar o acesso a informação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 127

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#42374
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Termos coesivos
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Comentários


Acesso a Informação no Brasil (Acesso à informação no Brasil)

No século XXI popularizou-se no Brasil a Internet, uma revolução na transmissão de informações, garantindo aos indivíduos o acesso imediato à qualquer informação que deseje, desde importantes análises políticas até fúteis notícias do cotidiano. Entretanto, ao olharmos para a atual sociedade brasileira vemos que uma parcela da população não pode desfrutar das tecnologias que permitem acesso a(à) rede mundial. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro. Dessa forma não há dúvidas que o acesso a(à) informação é um desafio no Brasil; o qual ocorre, infelizmente, devido não só aos problemas econômicos, mas também as deficiências da educação básica brasileira. ( Boa! Contextualiza, apresenta o tema e a tese !)

Em primeira análise, a economia é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hobiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil tem poucos problemas econômicos. Contudo, a realidade é justamente o contrário e o resultado desse contraste é claramente refletido na falta de acesso a(à) informação num grande segmento da sociedade brasileira. De acordo com o Banco Mundial, o PIB per capita do Brasil é inferior a nove mil dólares, o que significa que o produto interno bruto brasileiro por indivíduo é apenas 77° no ranking mundial. Assim sendo, podemos concluir que grande parte da população brasileira é pobre, o que na prática impede a aquisição de tecnologias caras, como celulares e computadores, fundamentais para o acesso a(à) internet. Diante disso, entende-se que fatores econômicos impedem indivíduos de ter acesso a(à) informação.( Desenvolvimento 1 bem feito. Argumentação pertinente e válida! Parabéns!)

Faz-se mister, ainda, salientar a educação como impulsionador da problemática. De acordo com o economista e diplomata brasileiro, Roberto Campos, o Brasil não se tornará um país desenvolvido enquanto as deficiências da educação básica não forem resolvidas. Nota-se que o crescimento econômico está intrinsecamente relacionado ao ensino, tendo em vista a fundamental necessidade da qualificação da "mão de obra", além da instrução financeira dos indivíduos. Em contra-ponto a isso, o Brasil é hoje, por volta do 65° país na avaliação de educação feita pelo PISA. Diante do exposto, é inaceitável a não-priorização de investimento na educação pública, o que ao longo prazo causa a perpetuação da pobreza, algo que, como já dito, impede o acesso a(à) rede mundial.. ( Nesse desenvolvimento 2, gostei de como você abordou a problemática e explorou os argumenstos. Argumentação válida e pertinente, porém faltou a arrematação da tese!)

Infere-se, portanto, que ainda há entraves para a democratização do acesso a(à) informação no Brasil. Dessa maneira (vírgula)urge que o Parlamento Brasileiro (Agente)deve realizar estudos( Ação) afim de criar leis que permitam um crescimento sustentável da economia ,nacional(Finalidade), a exemplo de países como a Nova Zelândia e Estônia, outrora também pobres. Além disso, é fundamental que a sociedade(Agente) cobre do poder executivo, municipal, estadual e federal, por meio de manifestações pacíficas(Meio), a priorização de investimento dos recursos orçamentários na educação básica(Ação), visando a correção das diversas deficiências do ensino público brasileiro(Finalidade). Dessa forma, o Brasil poderia democratizar o acesso a (à)informação.( Bom! Só se pode analisar uma proposta então analisarei a que está quase completa! Sua última proposta ficou faltando o detalhamento, porém se apresenta muito boa!)

Olha gostei bastante da sua redação. Ela está muito bem feita, sua argumentação está ótima! Amei ter lido e corrigido. Só lhe aconselho a ter cuidado com as repetições, nota-se que você repetiu muito a palavra acesso, informação, internet, educação, indivíduos, tecnologias e rede. Aumente seu repertório e varie nas palavras para não tornar o seu texto repetitivo ok!?
No mais, é só!
Espero uma próxima!
#42375
Sua nota ficou 840!
C1 > 100
C2 > 180
C3 > 200
C4 > 200
C4 > 160

Infelizmente não pude te dar 900 ou mais por causa dos erros ortográficos e da falta de detalhamento da conclusão, mas saiba que adorei sua redação! Só se atente aos aspectos importantes! Espero ter ajudado ;) :D

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