Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#40735
O acesso à informação na sociedade brasileira

A internet é uma grande aliada do acesso à informação no mundo todo, contudo, é necessário trazer à tona qual é o tipo de informação que está sendo disseminada, sobretudo como essas informações afetam a sociedade em geral. Com o propósito de elucidar tal questão, é de grande valia uma análise a respeito da realidade brasileira. De acordo com Peter Drucker a informação é uma ferramenta estratégica capaz de modificar um país. Todavia, a informação manipulada e utilizada em prol de interesses individuais pode gerar graves estragos na sociedade.

O Brasil é um país de grande miscigenação cultural, com muita pluralidade de costumes, crenças e ideias. Sendo assim, é normal que essa pluralidade também chegue ao âmbito virtual. Entretanto, é cada vez mais comum a “massificação” dos conteúdos virtuais. Verifica-se uma grande “onda” de informações virais com características parecidas, e que acabam por vezes ficando mais em vista. Dessa maneira acabam por dispersar a população de informações mais relevantes a respeito da realidade do país. A metáfora do mito da caverna elucida bem a realidade brasileira, em que a falta de criticismo impede questionamentos a respeito da própria realidade, produzindo, dessa forma, uma reação de inércia generalizada.

Adentrando de maneira mais profunda na realidade brasileira, é possível encontrar exemplos alarmantes a respeito do mal uso da informação. No âmbito político, notícias falsas e manipuladas contribuíram de maneira significativa para o resultado das eleições presidenciais de 2018. Há por parte da população uma certa “ingenuidade” no que diz respeito às informações virtuais, uma crença cega muitas vezes análoga à ideologias particulares. Tal situação gera um grande contraste com os princípios democráticos, visto que a política, antes de tudo, deve ser clara e atender aos interesses gerais da nação. Desse modo, tendo o estado como principal regulador da convivência social, é mais do que necessário que ele preze pelos interesses gerais, pela pluralidade de ideias, e que ele não trabalhe em prol de grupos isolados ou compactue com a disseminação de informações falsas e manipuladas.

Sendo assim, faz-se necessário que o poder legislativo em parceria com o governo federal, desenvolva e aprove mais leis que visam identificar e punir notícias falsas, diminuindo a sua disseminação. E que o MEC em parceria com as escolas e redes sociais, promova uma ampla campanha de conscientização a respeito das notícias falsas e da necessidade de exercer um posicionamento crítico quanto às informações disseminadas na rede. De acordo com Sócrates, só é útil o conhecimento que nos torna melhores. Dessa forma, para que a sociedade brasileira evolua, é bastante necessário fomentar o pensamento crítico, libertando as pessoas da inércia e contribuindo para criar uma sociedade melhor, de maneira ativa e através do conhecimento que nos é realmente útil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#40820
@Analux,

1° parágrafo - ele dá uma boa introdução ao tema, mas não fica evidente sua tese e a problematização do tema.
Obs - Todo tema do ENEM é um problema.

2° parágrafo - nesse parágrafo você traz uma marca de opinião que não é fundamentada. você não me traz um repertório que de base para a sua argumentação.

3° parágrafo - segue a mesma coisa do segundo, você traz uma parte argumentativa, mas não traz um repertório pertinente e produtivo para embasar sua ideia.
Obs - Você precisa convencer o leitor do seu ponto de vista, por isso é necessário que você traga algo que ajude a embasar seus argumentos. Lembre-se é um texto dissertativo argumetativo.

4° parágrafo - O ponto de intervenção apresentado ele não está completo, ele não traz um efeito (o que essa ação vai causar?) e não traz um detalhamento ( um aprofundamento melhor do agente, ação, modo e efeito( escolha um deles e trabalhe melhor)). A parte de intervenção deve responder cinco perguntas, sendo essa :
1- Quem vai fazer ? ( agente)
2- O que vai fazer ? (ação)
3- Como vai fazer ? (modo)
4- detalhamento .( escolha um dos anteriores e trabalhe melhor )
5 - O que essa ação causará ? (efeito)

Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou aqui. :mrgreen:

Olá, ahyesterday . Boa noite. Corrigirei s[…]

Mensagem

Toda hora eu recebo uma mensagem para avaliar a pl[…]

Olá, MatheusM33 . Você me marcou em […]

A declaração Universal dos Direitos […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM