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#34598
O livro amizades perigosas da autora Gisele Bacelar mostra o contato da personagem Jonas de apenas 14 anos com a bebida alcoólica. De maneira análoga na sociedade há um crescimento constante do consumo de bebidas entre adolescentes decorrentes da influência do grupo de amigos ou pela facilidade da compra e do consumo.

Em primeiro plano evidencia-se o alto índice de jovens que consomem bebida alcoólica, em decorrência disso uma parcela significativa da população acaba desenvolvendo algum distúrbio mental ou até mesmo doenças crônicas. Ademais a sociedade a mídia atua perpetuando o problema uma vez que medidas efetivas são ignorados para a resolução do problema.

Evidente a falta de fiscalização em comércios e supermercados em relação à venda de álcool para menores já que a acessibilidade é facilitada em prol do lucro. Assim a lícito afirmar que o alcoolismo cresce em abundância no Brasil. Logo, é necessário uma visão mais ampla dos responsáveis pelo país.

Fica claro ,portanto, que atenuar esse problema não será tarefa fácil.Nesse contexto cabe ao governo ,instituição máxima de poder do país, juntamente com o Conselho Tutelar e as escolas por meio da mídia promover campanhas a fim de que os jovens se conscientize sobre o consumo de álcool. Dessa forma a situação visualizada no livro Amizades perigosas não seria realidade da maioria dos brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#34688
Olá, @julia06, vou corrigi sua redação. Lembrando que não sou nenhum corretor profissional, estou aqui para aprender tanto quanto você. Questione-me se precisar. Vamos lá:

Comentários:
Introdução: ótimo estruturalmente. Obs: recomendo pôr aspas na obra/livro do autor.
"No consumo de bebidas" que bebidas? Faltou a palavra "alcoólica" aqui, para complementar. Lembre-se sempre de deixar explícito na sua introdução as palavras do tema.

Desenvolvimento1: não entendi, nesse desenvolvimento não teria que ser trabalhado a causa colocada na sua tese? "Influência do grupo de amigos"? Vemos uma desorganização aqui. Observamos falta da sua argumentação, você fala de distúrbios mentais, mídia , sociedade. Mas não argumenta sobre eles e nem comprova com algum repertório...

Desenvolvimento2: Novamente falta de argumentação e repertório...

Intervenção: apresenta proposta de intervenção incompleta pelas competências exigidas pelo Enem. Que campanhas seriam essas? Oque elas trabalhariam? (Detalhamento). Acho que você poderia diminuir o número de agentes. E recomendo não utilizar "conscientização" nas suas intervenções, fica vago em relação a sua finalidade.

Comentários finais: Estudar métodos de desenvolvimeto. Você não argumentou e nem comprovou com repertórios nos dois desenvolvimento... Salve alguns desvios gramaticais também. No todo, é isto, parabéns e boa sorte nos estudos 👏👏

. Ficarei contente em corrigir sua próxima redação, só me marcar.
#36881
julia06 escreveu:O livro amizades perigosas da autora Gisele Bacelar mostra o contato da personagem Jonas de apenas 14 anos com a bebida alcoólica. De maneira análoga na sociedade há um crescimento constante do consumo de bebidas entre adolescentes decorrentes da influência do grupo de amigos ou pela facilidade da compra e do consumo.

Em primeiro plano evidencia-se o alto índice de jovens que consomem bebida alcoólica, em decorrência disso uma parcela significativa da população acaba desenvolvendo algum distúrbio mental ou até mesmo doenças crônicas. Ademais a sociedade a mídia atua perpetuando o problema uma vez que medidas efetivas são ignorados para a resolução do problema.

Evidente a falta de fiscalização em comércios e supermercados em relação à venda de álcool para menores já que a acessibilidade é facilitada em prol do lucro. Assim a lícito afirmar que o alcoolismo cresce em abundância no Brasil. Logo, é necessário uma visão mais ampla dos responsáveis pelo país.

Fica claro ,portanto, que atenuar esse problema não será tarefa fácil.Nesse contexto cabe ao governo ,instituição máxima de poder do país, juntamente com o Conselho Tutelar e as escolas por meio da mídia promover campanhas a fim de que os jovens se conscientize sobre o consumo de álcool. Dessa forma a situação visualizada no livro Amizades perigosas não seria realidade da maioria dos brasileiros.
#36893
O livro Amizades Perigosas, da autora Gisele Bacelar, mostra o contato da é mulher ?What personagem Jonas de apenas 14 anos com a bebida alcoólica. De maneira análoga à sociedade brasileira, há um crescimento constante do consumo de bebidas entre adolescentes decorrentes da influência do grupo de amigos ou pela facilidade da compra e do consumo.

Ok. Faltou detalhar mais, assim como problematizar. Perceba que no D1 você já adotou um impacto que a bebida gera no adolescente. Irei unir as idéias:
"há um crescimento constante do consumo de bebidas entre os adolescentes, já que estes são influenciados por terceiros, sendo assim, o adolescente acaba adotando uma postura depressiva por causa do álcool na menoridade//.Por outro ponto de vista, X."
Deixei dois parênteses pois vou destacar o anterior a eles daqui em diante.

Perceba que conectei, juntei as suas idéias detalhando um pouco mais o norte do qual o leitor irá caminhar. Já no seu parágrafo, você deu algo pouco trabalhado, perceba que no desenvolvimento 1 você nem soube o que falar e apenas jogou a idéia "problemas mentais por causa da cervejinha". Perceba que você não trabalhou absolutamente nada sobre isso. No entanto, eu sim. Em decorrência, no parágrafo que deixei em vermelho, eu destaquei duas idéias, influência dos amigos "e" problemas mentais. Sendo assim, o seu trabalho no Desenvolvimento 1 ,e somente nele, seria desenvolver como o menor é influenciado por amigos e a consequência do álcool muito cedo, e por fim, nas últimas linhas, dizer o que falha para que tal fato ocorra.

Espero que tenha entendido o critério de organização, ou competência 2.

Quanto a conclusão, trabalhou tudo menos o que deveria. Proposta incoerente ao ponto de vista adotado.

Para escrever uma redação é imperial que voce entenda os critérios de correção. Como fazer isso ?
Estudando a "cartilha de redação", disponível no Google para download, lá contém tudo o que você precisa saber então vale uma boa leitura. ;)
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