Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#50984
Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), o aborto clandestino é uma das maiores causas de mortalidade materna no Brasil, visto que esse procedimento é realizado por médicos despreparados e em ambientes que não estão de acordo com o padrão médico mínimo.

Inicialmente, o principal motivo da interrupção da gestação em clínicas ilegais são as legislações restritivas do nosso país que consideram o ato como um atentado a vida, descrito entre os artigos 124 e 128 do Código Penal. Porém, é permitido quando a gravidez é oriunda de um estupro, em caso de risco de vida para a mulher e quando o feto for anencefálico.

Segundamente, é a inexistência de informações sobre as ameaças físicas - ao introduzirem objetos ou substâncias no útero - e psíquicas que as pacientes estão sujeitas a sofrer com o passar do tempo. De acordo com a OMS, 3 em cada 10 grávidas abortam no nosso país.

Destarte, torna-se necessário tomar providências para combater este cenário lamentável. Para isso, o ministério da saúde deve instituir palestras unificando o conhecimento de todos os profissionais sobre o crescimento fetal e os possíveis riscos e sequelas do abortamento, a fim de conscientizar a todos os presentes.





Olá
Essa é a primeira redação que eu fiz.
Alguém pode corrigir, por favor!
Desde já agradeço

@Ashiley
@EduardoPedro
@Felipe082
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 153

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#51095
@KGomess

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), o aborto clandestino é uma das maiores causas de mortalidade materna no Brasil, visto que esse procedimento é realizado por médicos despreparados e em ambientes que não estão de acordo com o padrão médico mínimo.
Sua introdução precisa ser melhorada. No primeiro período você deve usar um repertório, no segundo período problematize relacionando o repertório com o tema, já no terceiro e último período faça a tese, ou seja, sua opinião sobre o tema citando também as duas causas ou causa e consequência do problema. Nessa introdução você tem o repertório, mas a problematização é feita de forma desorganizada e a tese não é explícita.

Inicialmente, o principal motivo da interrupção da gestação em clínicas ilegais são as legislações restritivas do nosso país que consideram o ato como um atentado a vida, descrito entre os artigos 124 e 128 do Código Penal. Porém, é permitido quando a gravidez é oriunda de um estupro, em caso de risco de vida para a mulher e quando o feto for anencefálico.
Seu parágrafo está expositivo e isso não deve acontecer. Não apresente somente fatos, mas sim argumente expondo seu ponto de vista sobre o assunto, tentando convencer o leitor. Você precisa entender a microestrutura do desenvolvimento primeiro: 1°) tópico frasal. 2°) repertório. 3°) argumentação. 4°) fechamento. O que seria no caso o seu tópico frasal nesse parágrafo está um trecho muito longo, faça de forma mais breve. Use um repertório ok? E argumente com base nele. Faltou a argumentação e o uso de um repertório adequado, pois os artigos citados nem foram usados para esse fim.

Segundamente, é a inexistência de informações sobre as ameaças físicas - ao introduzirem objetos ou substâncias no útero - e psíquicas que as pacientes estão sujeitas a sofrer com o passar do tempo. De acordo com a OMS, 3 em cada 10 grávidas abortam no nosso país.
Sobre o seu conectivo usado (segundamente), aconselho-te a usar outro, como além disso ou ademais, pois eles são operadores argumentativos, ou seja, conectam um parágrafo no outro e durante todo o texto você deve ter no mínimo 2 operadores. No caso seriam o do D2 e o da conclusão, já que o da intro não é possível usar já que não há nada para conectar anteriormente. No D1 dá pra usar, mas basta usar no D2 e conclusão, por isso te aconselho a usar além disso ou ademais no D2. Nesse parágrafo você argumentou ainda menos que no parágrafo anterior, seu tópico frasal é muito longo, ou quase inexistente, pois não cumpre bem a função. Já o repertório foi usado, porém seu uso não foi produtivo por estar ao final do parágrafo e sem nenhuma argumentação junto a ele.

Destarte, torna-se necessário tomar providências para combater este cenário lamentável. Para isso, o mMinistério da sSaúde (agente) deve instituir palestras unificando o conhecimento de todos os profissionais sobre o crescimento fetal e os possíveis riscos e sequelas do abortamento (ação), a fim de conscientizar a todos os presentes (efeito/finalidade).
Sua proposta falta o meio/modo e o detalhamento.

Vou te mostrar uma estrutura legal para sempre usar:

Introdução:
(REPERTÓRIO). No entanto (ou algum outro conectivo que se adeque melhor de acordo o sentido do repertório, PROBLEMATIZAÇÃO). Nesse sentido, (TESE, diga que o tema é um problema e cite duas causas ou causa e consequência).

Desenvolvimento 1:
(Conectivo. Ex: Em primeiro plano, TÓPICO FRASAL). Segundo (REPERTÓRIO). Nessa linha de pensamento, (ARGUMENTAÇÃO). Desse modo, (FECHAMENTO).

Desenvolvimento 2:
(Conectivo. Ex: Além disso, TÓPICO FRASAL). De acordo com (REPERTÓRIO). Sob esse viés, (ARGUMENTAÇÃO). Dessa maneira, (FECHAMENTO).

Conclusão:
(Conectivo. Ex: Portanto, ANÚNCIO DA PROPOSTA). Para isso, (AGENTE) deve (AÇÃO), por meio (MEIO/MODO), a fim de (EFEITO/FINALIDADE). Essa ação deve contar com (DETALHAMENTO). Assim, (RETOMADA DO REPERTÓRIO DA INTRODUÇÃO PARA FECHAR O TEXTO).
Obs: os elementos não devem necessariamente estar nessa ordem ou serem exatamente assim.

Bom Enem!

Os Impactos das Doenças Mentais no Brasil […]

Modernidade líquida

Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, a socie[…]

O discurso de ódio não é um […]

A contemporaneidade, marcada por avanços na[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM