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Por Pieh379
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#84807
Embora a Constituição Federal de 1988 assegura no artigo 6° que o Estado deve garantir a educação, saúde, lazer, trabalho,segurança e assistência a todos os brasileiros, percebe-se que na realidade, não há o comprimento dessa lei, principalmente no que diz a respeito á população de rua que existe uma grande desvalorização por eles feita pela sociedade em geral. Por tanto, para extrair o abandono sobre a população de rua no Brasil, faz-se necessário políticas públicas.
Nesse aspecto, é relevante abordar a realidade atual supracitada, destacando pela crescente discrepância entre as classes sociais. Assim, segundo o Ministério do desenvolvimento social e combate à fome, realizaram em 2007 e 2008 uma pesquisa em 71 cidades, cujos os dados mostram 31.922 indivíduos que utilizam a rua como moradia. Naturalmente, é necessário a reintegração desses cidadãos na sociedade em vez de serem esquecidados ou dados como invisíveis, passando fome, frio, bem como, a utilização de drogas químicas. Logo, por esses aspectos é preciso da assistência do Governo Federal, que promova mudanças para todos os cidadãos brasileiros exerçam seus direitos, tendo assistência psicológica, moradia e emprego.
Paralelo a isto, vale ressaltar o período atual, a desestruturalização das famílias com a pandemia, que abalou gravitacionamente o mundo, e consequêntemente ocorrendo um impacto no mercado de trabalho prejudicando o consumidor, com a adoção de preços a cima do orçamento e demissões. Dessa maneira famílias inteiras foram encaminhadas à lares acolhedores, mas, logo consequentemente foram esgotados os cômodos. Por tanto, é notório que por meio do Poder Judiciário, cabe ao Governo fiscalizar e propor mudanças nos trâmites legais com efeito de agilizar a construção de lares.
Dessa forma, pode se perceber o debate acerca de meios para impedir o crescimento da população de rua, é imprescindível para a construção de uma sociedade saudável. Nessa lógica, é essencial que o Ministério da Economia designe verbas para o reajuste dessas pessoas, com intuito de inclusão. Em suma, é dever das escolas instruir crianças e adolescentes a fazerem campanhas que mobilizem a sociedade. Por fim, feito isso a sociedade poderá caminhar para a completude de uma democracia justa, eficaz e igualitária.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Gabriel078
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#84951
Algumas coisas que posso pontuar:

"Assim, segundo o ministério da saúde" - Conectivo inadequado
"sociedade em vez de serem esquecidados ou dados como invisíveis" - Erro de grafia
"como moradia. Naturalmente, é necessário a reintegração" - Senti a falta de um conectivo
"bem como, a utilização de drogas químicas" - Creio que não tenha necessidade da vírgula
"vale ressaltar o período atual, a desestruturalização das famílias" - Erro de grafia
"com a pandemia, que abalou gravitacionamente o" - Erro de grafia
"mundo, e consequêntemente ocorrendo um impacto" - Erro de grafia (acentuação)
"com a adoção de preços a cima do orçamento e demissões" - Erro de grafia
"encaminhadas à lares acolhedores, mas, logo consequentemente foram esgotados os cômodos" - Não pontuei isso, mas não
ficou muito fluído essa parte, creio que "consequentemente" poderia ser removido

Com relação a proposta de intervenção, ela não contém todos os elementos que o ENEM pede, dá uma verificada nisso (somente 3 elementos válidos) . Além de ficar fora de contexto o "Em suma, é dever das escolas instruir crianças e adolescentes a fazerem campanhas que mobilizem a sociedade.", em momento algum do texto foi falado sobre a importância da educação no combate ao tema.

No mais, parabéns pela redação, a estrutura está muito boa e com vocabulário agradável, somente se atente mais um pouco na parte da grafia e no uso correto dos conectivos, é bem comum esse tipo de desvio.

Saudações @EmillyySilva , preciso daquela ajuda que você me prometeu. A minha avaliação está justa? Usei o manual do corretor de 2019.
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Por EmillyySilva
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#84961
OLÁ! Tudo bem? Espero que seu dia esteja sendo incrível! 😸👋🏻 Kkkk fui convocada pelo nosso amigo @Gabriel0708 e irei complementar a correção dele, que está incrível e verídica em todos os pontos! Parabéns @Gabriel0708 pela ajuda maravilhosa que está dando ao @Pieh379!

—Só lembrando que não sou uma corretora profissional! Apenas estou tentando te ajudar com algumas dicas e observações, então sinto muito qualquer erro.

╔═══════════════════╗
💡》 🅡🅔🅓🅐🅒🅐🅞 🅓🅞 🅔🅝🅔🅜 🏷
════════════════════

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Competências
﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
『⚅』Trocar/repetição.
『⚀』Errado.
『⚃』Correto.
『⚂』Atenção/ modificação..
┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄
[⚠️》 Perdão se alguma cor sair errada.]
┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄
INTRODUÇÃO
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̶E̶m̶b̶o̶r̶a̶ a ["A"] Constituição Federal de 1988 assegura no artigo 6° que o Estado deve garantir a educação, saúde, lazer, trabalho,segurança e assistência [💡》aconselho você não elencar desta forma, faça um resumo》"[...] que o Estado deve garantir todas as condições necessárias para uma preservação benéfica do lazer [...]"] a todos os brasileiros, [❌C1》Erro de justaposição》Aqui deveria ser um ponto final e, logo, iniciar com um conectivo de oposição, visto que deve separar aquele período independente do seu raciocínio] percebe-se que, na realidade, não há o comprimento dessa lei, principalmente [❌C1》 o "principalmente" deve ser isolado entre vírgulas] no que diz ̶a̶ ̶ [❌C1》retirar esse "a"] respeito á população de rua [❌》aqui deveria ser vírgula e um termo explicativo, como: "posto que, visto que, uma vez que"] que existe uma grande desvalorização ̶p̶o̶r̶ ̶e̶l̶e̶s̶ ["deles"] ̶f̶e̶i̶t̶a̶ ̶p̶e̶l̶a̶ ["na"] sociedade em geral. Por tanto[❌C1》"Portanto"] , para extrair o abandono ̶s̶o̶b̶r̶e̶ ̶a̶ ["da"] população de rua no Brasil, faz-se necessário políticas públicas.

╰──────────────────╮
Sua introdução tem tudo para ser incrível, porém alguns erros atrapalham na coesão do texto e, por isso, tive que fazer algumas modificações para tirar a ambiguidade (quando uma frase fica propícia a dois sentidos diferentes que podem dificultar a leitura) de partes específicas. Além disso, você precisa estudar a competência 1°, e a formação de períodos de uma introdução modelo enem.
┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┄╯
- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -

⁰¹【 DESENVOLVIMENTO
╭┈┈┈┈┈┈┈┈┈╯

Nesse aspecto, é relevante abordar a realidade atual ̶s̶u̶p̶r̶a̶c̶i̶t̶a̶d̶a̶, destacando [❌C1》 se estiver falando da "realidade atual" deve ser "destacada"] pela crescente discrepância entre as classes sociais. Assim, segundo o Ministério do desenvolvimento social e combate à fome, [❌C1》"Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome"] realizaram em 2007 e 2008 uma pesquisa em 71 cidades, cujos os dados mostram 31.922 indivíduos que utilizam a rua como moradia. Naturalmente, é necessário a reintegração desses cidadãos na sociedade [vírgula] em vez de serem esquecidados [❌C1》 "esquecidos"] ou dados como invisíveis, passando fome, frio, ["e"],bem como, [❌》sem vírgula] a utilização de drogas químicas. Logo, por esses aspectos é preciso da assistência do Governo Federal, que promova mudanças para ["que"] todos os cidadãos brasileiros exerçam seus direitos, tendo assistência psicológica, moradia e emprego.

╰──────────────────╮
Muito bom! Está no caminho certo, porém acredito que o seu repertório poderia ser resumido, já que no Enem dificilmente você conseguirá se lembrar de números extensos, é melhor buscar estratégias agora. Outro fator, tenha cuidado com os erros destacados.

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⁰²【 DESENVOLVIMENTO
╭┈┈┈┈┈┈┈┈┈╯

Paralelo a isto, vale ressaltar [❌》faltou vírgula] ̶["no"] período atual, a desestruturalização das famílias com a pandemia, que abalou ̶g̶r̶a̶v̶i̶t̶a̶c̶i̶o̶n̶a̶m̶e̶n̶t̶e̶ [❌》 essa palavra possui um sentido inadequado para estar aqui ] o mundo, ̶e̶ ̶ [o qual] consequêntemente [❌》não tem acento》 "consequentemente"] ̶o̶c̶o̶r̶r̶e̶n̶d̶o̶ [ocorreu] um impacto no mercado de trabalho [vírgula] prejudicando o consumidor, com a adoção de preços a cima [acima] do orçamento e demissões. Dessa maneira [vírgula] famílias inteiras foram encaminhadas à [a] lares acolhedores, mas, logo [❌》vírgula para isolar o "Logo"] ̶c̶o̶n̶s̶e̶q̶u̶e̶n̶t̶e̶m̶e̶n̶t̶e̶ [💡》evite repetições, você já usou isso] foram esgotados os cômodos [⚠️》o que significa? Evidencie o problema nisso] . Por tanto [Portanto] , é notório que por meio do Poder Judiciário, cabe ao Governo fiscalizar e propor mudanças nos trâmites legais com efeito de agilizar a construção de lares.

╰──────────────────╮
Infelizmente, há muitos problemas que dificultam a clareza na hora da leitura. Procure melhorar observando esses quesitos:

▪️ Tente estudar vírgula, e palavras que são normalmente isoladas por ela na redação.
▪️Separar um período no começo para o tópico frasal.
▪️Excesso de gerúndio pode ser penalizado e causar ambiguidade, evite utilizar. Estude: formação de frases.

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CONCLUSÃO
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Dessa forma, pode se [pode-se] perceber [que] o debate acerca de meios para impedir o crescimento da população de rua, é imprescindível para a construção de uma sociedade saudável. Nessa lógica, é essencial que o Ministério da Economia designe verbas para o reajuste dessas pessoas, com intuito de inclusão. Em suma, é dever das escolas instruir crianças e adolescentes a fazerem campanhas que mobilizem a sociedade. Por fim, feito isso a sociedade poderá caminhar para a completude de uma democracia justa, eficaz e igualitária.

╰──────────────────╮
Não irei focar muito na conclusão, pois nosso colega já explicou certinho onde deve melhorar! Você escreve bem, mas se não priorizar esses pontos pode acabar desvalorizando sua nota.
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