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#67411
O ABANDONO E A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL

O filme "Din e o Dragão Genial" pertencente ao catálogo da Netflix, retrata a história de um garoto que vive na parte pobre da cidade. Ao decorrer da trama, a narrativa revela que em certo momento o protagonista abandona a escola por duas semanas para trabalhar. Para além da ficção, especialmente na nação brasileira, a realidade apresentada na obra pode ser relacionado àquele do século XXI: o abandono e a evasão escolar como desafio no Brasil. Assim, esse cenário nefasto é resultado da negligência governamental e da desigualdade social. Dessa forma, analisar as raízes desse problema é medida imediata.

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a negligência por parte do Estado para combater a problemática, no que concerne à criação de mecanismos que controlem tais recorrências. Nesse sentido, é indubitável que a falta de iniciativa dos líderes políticos torna-se favorável para o cenário de crescimento do número de jovens que abandonam a escola. Essa conjuntura, segundo as ideias do ilustre filósofo John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como à educação. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgentemente.

Ademais, é fundamental apontar a desigualdade social como impulsionador desse revés no Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a necessidade de ingressar no mercado de trabalho para conseguir renda financeira é colocada como prioridade entre os jovens, principalmente os que residem em áreas periféricas. Diante do exposto, é fato que a realidade vivenciada por vários jovens é uma das principais causas da evasão escolar pois, para muitos, o sistema desigual não permite escolhas quando se trata de fonte de renda. Logo, tudo isso retarda a resolução do empecilho, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.

Depreende -se, tendo em vista a problemática debatida, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal aja, por intermédio do Ministério da Educação ( MEC ), criando o programa "Educação Mais", que iria consistir no pagamento de um auxílio para os estudantes de baixa renda, a fim de evitar que os jovens saiam da escola e também para desconstruir esse panorama maléfico que se estabeleceu na sociedade. Dessa maneira, atenuar-se-á os impactos causados pelo empecilho e a realidade de Din não será a dos estudantes do Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#67575
ei, Gaby!
Corrigirei sua redação em breve, ok?
Tenho um simulado hoje... no mais tardar, apareço por aqui com sua análise :D
Conte comigo.
#67870
O ABANDONO E A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL//// CORREÇÃO/ANÁLISE

O filme "Din e o Dragão Genial" pertencente ao catálogo da Netflix, retrata a história de um garoto que vive na parte pobre da cidade. Ao decorrer da trama, a narrativa revela que em certo momento o protagonista abandona a escola por duas semanas para trabalhar (contextualização). Para além da ficção, especialmente na nação brasileira, a realidade apresentada na obra pode ser relacionado àquele do século XXI: o abandono e a evasão escolar como desafio no Brasil (tese). Assim, esse cenário nefasto é resultado da negligência governamental e da desigualdade social. Dessa forma, analisar as raízes desse problema é medida imediata (encaminhamento).

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a negligência por parte do Estado para combater a problemática, no que concerne à criação de mecanismos que controlem tais recorrências (apresentação da ideia). Nesse sentido, é indubitável que a falta de iniciativa dos líderes políticos torna-se favorável para o cenário de crescimento do número de jovens que abandonam a escola. Essa conjuntura, segundo as ideias do ilustre filósofo John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como à educação (encaminhamento da argumentação). Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgentemente (fechamento).

Ademais, é fundamental apontar a desigualdade social como impulsionador desse revés no Brasil (apresentação da ideia). Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a necessidade de ingressar no mercado de trabalho para conseguir renda financeira é colocada como prioridade entre os jovens, principalmente os que residem em áreas periféricas. Diante do exposto, é fato que a realidade vivenciada por vários jovens é uma das principais causas da evasão escolar pois, para muitos, o sistema desigual não permite escolhas quando se trata de fonte de renda (encaminhamento da argumentação). Logo, tudo isso retarda a resolução do empecilho, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar (fechamento).

Depreende -se, tendo em vista a problemática debatida, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal aja, por intermédio do Ministério da Educação ( MEC ), criando o programa "Educação Mais", que iria consistir no pagamento de um auxílio para os estudantes de baixa renda, a fim de evitar que os jovens saiam da escola e também para desconstruir esse panorama maléfico que se estabeleceu na sociedade. Dessa maneira, atenuar-se-á os impactos causados pelo empecilho e a realidade de Din não será a dos estudantes do Brasil.

agente
ação
modo/meio
detalhamento
finalidade

Bom, o que eu fiz aqui foi apenas mostrar a divisão correta e te parabenizar!
Seu texto está impecável, e ao meu ver!

Abraço!

A obra da artista brasileira Tarsila do Amaral &ls[…]

geoca , obrigadaaaa pelas correção❤[…]

"Não tive filhos , não transmit[…]

De acordo com a constituição federal[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

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