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Por Yane134
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O abandono afetivo do idoso pode englobar diversas situações, tanto o abandono emocional por parte dos familiares, quanto físico, como deixar os idosos em casas de asilo. Existem diversos casos de abandono, com cerca de 22.636 idosos abandonados em 2023, o dobro do registrado em 2022. A negligência emocional e o isolamento dos idosos por parte dos seus familiares podem resultar em impactos negativos para a saúde e bem-estar dessas pessoas. A falta de suporte emocional e afetivo pode levar a solidão, depressão e ansiedade, prejudicando significativamente a qualidade de vida dos idosos.
Os idosos representam uma fonte valiosa de sabedoria, experiência e história, e é essencial proporcionar-lhes um ambiente propício para que possam envelhecer com qualidade de vida. Quando os idosos recebem o apoio necessário para manter sua saúde, mental e emocional, eles têm a oportunidade de continuar participando ativamente da comunidade, transmitindo conhecimentos e experiências às gerações mais jovens.
A implementação de políticas públicas eficazes, programas de conscientização e suporte familiar são essenciais para combater o abandono afetivo do idoso e promover seu bem-estar emocional e social. O governo, instituições de saúde, organizações da sociedade civil e a própria comunidade desempenham papéis cruciais na proteção dos idosos contra o abandono afetivo. É crucial a criação e aplicação de leis que punam o abandono afetivo do idoso, juntamente com campanhas educativas para sensibilizar a população sobre a importância do cuidado emocional dos idosos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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