• Avatar do usuário
#83174
A Constituição Federal de 1988, assegura direitos fundamentais para a vida digna de seus cidadãos. Entretanto, a falta de garantia de acesso à cidadania no Brasil e suas consequências, como a exclusão social, e de não terem seus direitos respeitados rompem essa harmonia. Dessa forma, para mediar a problemática, o comportamento coletivo e a ineficácia governamental
serão abordados.

É preciso debater, antes de tudo, a mentalidade comunitária. De acordo com Émile Durkheim, um problema social deve ser analisado de maneira crítica. Entretanto, a falta de reflexão sobre a invisibilidade de acesso ao registro de nascimento no Brasil, diverge da tese do sociólogo e, com efeito, intensifica o preconceito do Estado.

Além disso, convém destacar as falhas estatais. Nessa perspectiva, John Rawls, na teoria do Pacto Social, enfatizou o Estado como mantenedor do bem-estar coletivo. Contudo, os impactos da falta de garantia de acesso à cidadania e ao registro civil divergem desse pensamento, uma vez que o governo do Brasil parece não se preocupar com a temática, tendo em vista que aproximadamente 3 milhões de pessoas não possui o documento mais importante do cidadão.

Logo, a mídia, por intermédio de programas televisivos, irá discutir o assunto com profissionais especialistas nessa área, com o objetivo de mostrar as reais consequências do problema, apresentar visão crítica e orientar os espectadores a respeito do impasse. Feitos esses pontos, com a visão crítica de Durkheim e o Pacto Social de Rawls, a sociedade brasileira terá uma vida digna, como prevê a Constituição Federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Mylike , Jotaveh , marimoon , larissa0205 , […]

A invisibilidade dos "cidadãos"

A invisibilidade decorrente da falta de registro c[…]

Para começar sua redação, &ea[…]

Certo, muito obrigada!! Por nada!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM