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Por liandra05
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O Movimento Sufragista, iniciado na Inglaterra no século XIX, tinha como objetivo o sufrágio universal, além da conquista de direitos básicos às mulheres. Aos poucos foi se espalhando até chegar ao Brasil, onde possibilitou um crescente avanço da emancipação feminina. No entanto, lamentavelmente, diversos artigos promulgados pela Constituição de 1987 ainda não foram totalmente alcançados, como condições de emprego dignas.

Um exemplo é o grupo dos empregos de cuidados a crianças, idosos e trabalhos domésticos. O aumento da participação feminina no mercado de trabalho resultou numa maior demanda de contratados para esses serviços, prestados majoritariamente por mulheres. Entretanto, existe uma grande precariedade acerca desses empregos. A maior parte das contratadas trabalha sem o seguimento das leis trabalhistas, ficando vulneráveis a baixa remuneração, muitas horas de trabalho, além de tratamentos desumanos diversos.

Mesmo com terríveis condições, grande parte da população se submete a esses serviços devido a falta de melhores oportunidades. Os problemas na estrutura brasileira, como a baixa escolaridade, preconceito social, racial e de gênero, concentração de renda, além da falta de ação governamental são algumas das causas.

Em suma, é imprescindível que o descaso com o trabalho de cuidado executado pelas mulheres seja atenuado. Para isso, o governo, como agente protetor dos direitos humanos, por meio de fiscalizações do cumprimento das leis e responsabilização dos contratantes, deve garantir boas condições nos empregos, além de nivelar as oportunidades da população através de investimentos na educação. Somente assim estaremos mais próximos da equidade de gênero, que é a base de uma sociedade em seu pleno funcionamento.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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Redação do ENEM 2023

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