Dúvidas e Materiais de Apoio
Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#76158
CONCURSO REDAÇÃO ENEM: CHEGO JUNTO, CHEGO A 1.000! 2021
Secretaria da Educação do Estado do Ceará
Fundação Demócrito Rocha


PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

Quem pode participar?
Poderão participar deste Concurso os alunos regularmente matriculados no ensino médio (3ªsérie e EJA) das escolas públicas da rede estadual do Ceará.

Como minha redação pode concorrer?
A redação deve ser postada na Plataforma Enem MIX, via portal Aluno On-line, no máximo, até o dia 1º de outubro de 2021.
Para se inscrever, acesse: https://aluno.seduc.ce.gov.br

Quantas redações posso postar?
O(a) aluno(a) poderá apresentar até 5 (cinco) redações sobre os 5 (cinco) temas apresentados no edital, sendo 1 (uma) redação por tema , conforme item 4.1 do edital, sendo considerado(a) CONCORRENTE apenas aquele(a) cujo tema seja o sorteado no dia 28 de setembro de 2021.

Eu posso escrever redações sobre qualquer tema de minha predileção?
NÃO. Os temas estão determinados. Qualquer tema que não os indicados receberá nota ZERO.
  1. “Dilemas da escolha profissional do jovem na contemporaneidade” (24 de agosto);
  2. “As limitações do SUS no contexto da Covid -19” (31 de agosto);
  3. “A dificuldade de erradicar o trabalho infantil no Brasil” (7 de setembro);
  4. “O papel do esporte no combate ao preconceito” (14 de setembro);
  5. “A banalização do Holocausto nos dias atuais e os efeitos na sociedade moderna (21 de setembro)”.
O que acontece com as redações enviadas que não são do tema sorteado?
Todas as redações publicadas na plataforma Enem MIX serão corrigidas pela equipe de corretores da plataforma. A média de retorno da correção é de 7 (sete) dias, podendo variar para mais ou menos dias, mas todas as redações serão corrigidas antes da prova de redação do Enem, em 21 de novembro.

Eu posso ter a assinatura do jornal O POVO (digital) para que eu possa acompanhar as inforreportagens e me atualizar dos temas de conhecimentos gerais?
SIM, todos os alunos da 3ª série e EJA do Ensino Médio das escolas públicas estaduais, assim como seus professores, têm acesso à assinatura GRATUITA do jornal O POVO durante o ano de 2021. Mas, lembre-se: Para ter acesso à assinatura digital, estudantes e professores DEVEM ESTAR LOGADOS NOS PORTAIS ALUNO ONLINE E PROFESSOR ONLINE, respectivamente, e acessar a plataforma Enem MIX.

Eu posso enviar uma redação digitada para facilitar a leitura dos corretores?
NÃO. As redações têm OBRIGATORIAMENTE que ser MANUSCRITAS, ou seja, feitas de próprio punho, como será quando você for realizar a sua prova do Enem. Caso envie a redação digitada, ela será DESCLASSIFICADA.

Não tenho como imprimir a folha de redação oficial. Como devo fazer?
Pergunte à gestão da sua escola se há folhas oficiais disponíveis para a escrita da sua redação. Caso não haja, você poderá enviar sua redação em uma folha pautada de caderno universitário (com dimensão aproximada de 27,5 cm X 20 cm), mantendo as linhas numeradas de 1 a 30 e cabeçalho padrão (da folha oficial - ANEXO I).
O mais importante é você participar!

Posso escrever a redação de caneta azul?
MELHOR NÃO. Aproveite esta oportunidade para treinar a redação aos moldes do Enem e faça sua redação com caneta preta. Mas, caso você não consiga uma caneta com tinta dessa cor, não deixe de enviar sua redação por isso, entretanto, fique atento e garanta o mais rápido possível uma caneta de tinta preta e corpo transparente para fazer as provas dos dias 21 e 28 de novembro. Lá, não terá alternativa.

Quais são os formatos dos arquivos que a plataforma de correção aceita?
PNG, JPG (não confundir com JPEG) ou PDF. CUIDADO: Se você mandar em outro formato, ela poderá aparecer EM BRANCO para o(a) corretor(a) e a sua redação não será corrigida.

Quem corrige a minha redação?
Sua redação será corrigida na plataforma por professores e professoras de redação com experiência em redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Concurso de redação, sua redação será corrigida por bancas especiais: na ETAPA ESCOLAR, por uma banca formada na própria escola. Na ETAPA REGIONAL, por uma banca formada pela Crede ou Sefor e, na ETAPA ESTADUAL, por uma comissão professores convidados pela Fundação Demócrito Rocha.

Posso enviar redações após o sorteio?
SIM! Priorize o envio da redação sobre o tema sorteado, mas não desperdice a chance de treinar a escrita dos outros temas e ter essas redações corrigidas. Quanto mais praticar, melhor. Você terá até o dia 1º de outubro de 2021 para postar as redações.

Que premiações oferece esse Concurso?
  1. ETAPA ESTADUAL: 1º ao 3º lugar – 1 (um) notebook.
  2. ETAPA REGIONAL: 1º lugar de cada uma das CREDE/SEFOR – 1 (um) smartphone;
  3. ETAPA ESCOLAR: 1º lugar de cada uma das escolas participantes – 1 (um) certificado de menção honrosa emitido pela SEDUC e a ser impresso pela escola.
  4. Os professores responsáveis pelos 3 primeiros classificados da ETAPA ESTADUAL também serão contemplados com 1 (um) smartphone cada.
Confira o edital na íntegra:
https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/ ... m_2021.pdf

Experimente corrigir uma redação para ver como você aprenderá MUITO mais...
Avatar do usuário
Por EsthellaT
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#76332
Muito interessante gostaria de participar sou de Minas Gerais posso participar né??? Ameei

Olá...
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
53 Exibições
por isabellyklg
0 Respostas 
52 Exibições
por Davilly
Corrijam por favor, concurso dia 17/09 .
por rodriguees29    - In: Outros temas
3 Respostas 
142 Exibições
por rodriguees29
0 Respostas 
86 Exibições
por bellemnzes07
0 Respostas 
91 Exibições
por guizxix
0 Respostas 
91 Exibições
por mel2009
0 Respostas 
62 Exibições
por Mclara067
Trabalho escravo no Brasil: até quando?
por gabriel981    - In: Outros temas
0 Respostas 
46 Exibições
por gabriel981
0 Respostas 
71 Exibições
por Juliacds13
0 Respostas 
81 Exibições
por Jodira
Desigualdade social

A desigualdade social é um problema que afe[…]

Violência contra a mulher

No Brasil, a violência contra a mulher &eacu[…]

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

Na série televisiva nacional "Segu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM