Diante desse cenário, cabe ressaltar a falta de informação como fator do problema. Nesse sentido, Thomas Hobbes defende ser função do Estado garantir o bem-estar social. Entretanto, ao não informar a população sobre os malefícios do uso exacerbado do aparelho celular, o Estado brasileiro vai contra a defesa do filósofo, visto que a população desinformada pode se viciar nessa ferramenta. Em decorrência disso, esses usuários podem desenvolver transtornos mentais, como ansiedade. Assim, é preciso informar a sociedade sobre tais perigos.
Ademais, a falta de ensino sobre a correta utilização de celulares representa outro agravante. Sob essa ótica, o filós-ofo Arthur Schopenhauer diz que os limites do campo de visão de um homem determinam sua forma de ver o mundo. Por conseguinte, quando escolas não ensinam jovens a utilizar adequadamente seus “smartphones”, esse corpo social pode desenvolver uma visão supérflua desse recurso tecnológico. Consequentemente, tal público pode utilizá-lo para acessar pornografia, games e redes sociais — produtos viciantes — exaustivamente, dificultando seu uso saudável. Dessa forma, é necessário educar a sociedade acerva da correta utilização desse recurso.
Portanto, é imprescindível superar as causas dessa situação. Nesse viés, cabe ao Governo Federal veicular, por meio de mídias sociais e TV, vinhetas audiovisuais informativas sobre os perigos da utilização exagerada de “smartphones” — bem como de modelos antigos de telefones pessoais ainda utilizados —, a fim de mitigar a nomofobia. Paralelamente, o Ministério da Educação deve promover palestras em escolas de níveis fundamental e médio sobre a importância da moderação do uso do celular, com o fito de prevenir efeitos negativos decorrentes de seu uso inadequado. Desse modo, o Brasil facilitará o direito à saúde previsto em sua Carta Magna.
@anasilva1 @velloso @thayolivb @walace @Anne24 @Iurymed @GabiSantos @BrendaNeves @EuDavila @sarah41 @anaclaradll
Conto com vocês!
obs: se outros quiserem corrigir, também agradeço
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.