• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#80209
A Constituição Federal de 1988 prevê o direito à saúde aos brasileiros. Todavia, nem sempre tal garantia é efetivada no Brasil, onde não só a desinformação mas também a falta de ações educativas causam a nomofobia no público infantojuvenil. Logo é válido discutir a problemática.

Diante desse cenário, cabe ressaltar a falta de informação como fator do problema. Nesse sentido, Thomas Hobbes defende ser função do Estado garantir o bem-estar social. Entretanto, ao não informar a população sobre os malefícios do uso exacerbado do aparelho celular, o Estado brasileiro vai contra a defesa do filósofo, visto que a população desinformada pode se viciar nessa ferramenta. Em decorrência disso, esses usuários podem desenvolver transtornos mentais, como ansiedade. Assim, é preciso informar a sociedade sobre tais perigos.

Ademais, a falta de ensino sobre a correta utilização de celulares representa outro agravante. Sob essa ótica, o filós-ofo Arthur Schopenhauer diz que os limites do campo de visão de um homem determinam sua forma de ver o mundo. Por conseguinte, quando escolas não ensinam jovens a utilizar adequadamente seus “smartphones”, esse corpo social pode desenvolver uma visão supérflua desse recurso tecnológico. Consequentemente, tal público pode utilizá-lo para acessar pornografia, games e redes sociais — produtos viciantes — exaustivamente, dificultando seu uso saudável. Dessa forma, é necessário educar a sociedade acerva da correta utilização desse recurso.

Portanto, é imprescindível superar as causas dessa situação. Nesse viés, cabe ao Governo Federal veicular, por meio de mídias sociais e TV, vinhetas audiovisuais informativas sobre os perigos da utilização exagerada de “smartphones” — bem como de modelos antigos de telefones pessoais ainda utilizados —, a fim de mitigar a nomofobia. Paralelamente, o Ministério da Educação deve promover palestras em escolas de níveis fundamental e médio sobre a importância da moderação do uso do celular, com o fito de prevenir efeitos negativos decorrentes de seu uso inadequado. Desse modo, o Brasil facilitará o direito à saúde previsto em sua Carta Magna.




@anasilva1 @velloso @thayolivb @walace @Anne24 @Iurymed @GabiSantos @BrendaNeves @EuDavila @sarah41 @anaclaradll
Conto com vocês!

obs: se outros quiserem corrigir, também agradeço ;)
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#80230
Introdução= ótima

D1=faltou você explicar a relação entre a falta de explicação do Estado com transtornos mentais
(Cuidado com o excesso de informações nos desenvolvimentos pois se ficar ideias em aberto perde ponto, procura colocar o mínimo de informações possiveis deixando o parágrafo conciso)

D2= eu trocaria o conectivo por conseguinte por outro que demostre relação com a citação como sob essa ótica , nesse sentido etc obs : essa estratégia de causa e consequências e muito arriscada , pois se você colocar consequências de mais certeza que perderá ponto na competência 3 (falo por experiência própria rsrs)
Proposta de intervenção = completa

Em relacao aos erros de gramática não achei outro a não ser o conectivo citado
Ótima redação , apenas cuidado com o excesso de informações nos desenvolvimentos e com o uso dos conectivos
Obs: se não concordar com algo citado pode me marcar , pois não sou professor rsrs
Redação ENEM 2021

Aqui está a minha análise da sua red[…]

Obrigado, se possível, corrija a minha do E[…]

@eurodrigo poderia dar uma olhada?

Correção flash • Modelo ENEM […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM