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Por EstelaGue
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A roda, devido a sua capacidade de aprimorar o trânsito humano pelo espaço geográfico, sem dúvidas, é uma das mais importantes tecnologias inventadas pelo homem, sendo a bicicleta um de seus principais usos. Entretanto, a segurança de seus usuários como meio de transporte é um desafio no Brasil, uma vez que a prática restrita em virtude da ampla utilização de automóveis e a falta de recursos públicos ao ciclismo configuram esse cenário problemático.
De início, é notório destacar que o veículo não é motorizado, ou seja, não possui motores capazes de impulsioná-la e fazê-la percorrer grandes distâncias em curtos períodos de tempo, o que lhe traz uma desvantagem quando comparada a carros, motocicletas e ônibus, por exemplo. Dessa forma, é possível concluir que, por conta disso, o uso da bicicleta é pequeno, e, como consequência, leva a fiscalização das leis do Código de Trânsito Brasileiro se voltar aos meios mais utilizados citados e a proteção dos indivíduos que deles fazem uso, ao invés do ciclismo.
Ademais, cabe destacar que a prática possui pouca atenção e recursos por parte das autoridades. Esse contexto envolve, principalmente, a falta de ciclovias seguras em grande parte das cidades brasileiras, a qual não gera outra alternativa aos ciclistas a não ser usar ruas e estradas perigosas e inadequadas. Sendo assim, torna-se urgente reconhecer que esse processo, ou a inexistência dele, resulta em uma grande quantidade de acidentes envolvendo os usuários de bicicletas.
Portanto, com o objetivo de minimizar tais negligências enfrentadas pelo ciclismo, é dever do Departamento Nacional de Trânsito garantir, através da fiscalização e de campanhas que correlacionem as infrações e suas respectivas penalidades, que as leis de segurança aos ciclistas sejam cumpridas. Outrossim, também é necessário que as câmaras municipais das cidades brasileiras aprovem projetos de construção de ciclovias a fim de promover maior proteção aos usuários. Somente assim, o Brasil superará o impasse.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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