De início, as questões religiosas consistem em fortes causadoras do problema. Acerca disso, é válido ressaltar que, na Idade Média, autoridades religiosas negavam os avanços científicos e, para calar quem debatia acerca da ciência, a Igreja fazia execuções de pessoas na fogueira. Nesse sentido, é notório que a religião contribui de maneira acentuada para o negacionismo científico, dado que as crenças e os costumes religiosos são, muitas vezes, demasiadamente conservadores, o que leva à abdicação dos avanços da ciência. A exemplo disso, no ano de 2020, com a pandemia da COVID-19, muitas pessoas morreram e os cientistas desenvolveram uma vacina, no entanto, apesar de a eficácia da vacinação ser comprovada cientificamente, muitos indivíduos, sobretudo religiosos, negaram-se a aderir a imunização devido às suas crenças. Assim, essas doutrinas contribuem para o imblóglio.
Em segundo lugar, a propagação de fake news é uma das graves consequências do impasse. Sobre isso, nota-se que muitas pessoas acabam por influenciar outras e levá-las a acreditar que a ciência não é confiável, pondo suas crenças individuais acima dos fatos científicos. Essa influência leva mais indivíduos a duvidarem da ciência e, assim, disseminarem informações distorcidas e anticientíficas, as quais, muitas vezes, são inverídicas. Prova disso, uma série do G1 – fato ou fake –, fez a checagem, no ano de 2021, de mais de 500 notícias falsas sobre o coronavírus nas redes sociais, relatando também casos de pessoas vítimas do negacionismo científico no Brasil. Desse modo, a disseminação de notícias falsas afeta diretamente a vida dos envolvidos e deve ser evitada.
Infere-se, portanto, que são necessárias medidas para amenizar a situação. Para tal, cabe ao Governo Federal, em conjunto com a mídia, elaborar propagandas, nos meios de comunicação em massa, que visem explicar, de maneira didática e descomplicada, os fatos científicos, de modo a combater o negacionismo. Essa medida deverá ocorrer por meio da disseminação de dados estatísticos acerca da ciência, tendo como propósito tornar o assunto mais conhecido e combater as fake news que rondam o assunto. Dessa maneira, um passo será dado rumo ao progresso da Nação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.