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Por Maria29378
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A animação Wall-E, da Pixar, retrata a vida de um robô, chamado Wall-E, em um planeta Terra que se encontra inabitável por conta da destruição causada pelo ser humano. Em um certo intervalo de tempo, os humanos, que passam a morar em uma nave no espaço, enviam para a Terra uma série de robôs, cujo objetivo é verificar se há algum sinal de vida, juntamente com a possibilidade dela ser habitada novamente. Fora da ficção, é fato que há vários anos o ser humano destrói a natureza sem nem antes pensar nas consequências, como o aumento do efeito estufa e a diminuição da biodiversidade do planeta.

Primeiramente, é importante destacar que todo esse CO2 (dióxido de carbono) proveniente das queimadas prejudica o clima, pois contribui para o aumento do efeito estufa. A ativista ambiental Greta Thunberg defende a redução da emissão de CO2 na atmosfera, já que isso resulta no aumento do aquecimento global, prejudicando toda a vida terrestre. Assim, é evidente que as queimadas, não só na Amazônia, mas em várias outras florestas, têm muita mais consequências do que apenas a destruição da vegetação local.

Além disso, a Floresta Amazônica é o lar de diversas espécies de animais e vegetais. Toda essa biodiversidade, que, em alguns casos, serve de base para vários fins medicinais, tem sua vida ameaçada com o aumento do número de queimadas na região. Segundo o filósofo Arthur Schopenhauer, o homem fez da Terra um inferno para os animais, pois muitos animais morrem por causa das ações do homem na natureza. Dessa forma, vê-se a necessidade de fazer com que essas ações sejam diminuídas.

Portanto, é de suma importância que o atual problema seja amenizado de forma significante. Para isso, urge que o Governo Brasileiro crie mais áreas de preservação; também é necessário que as espécies sejam protegidas do risco de extinção por meio de leis mais rígidas e pelo aumento da fiscalização para evitar o contrabando. Somente assim será possível garantir a preservação da Floresta Amazônica e de sua incrível biodiversidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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