Avatar do usuário
Por NiveaSala
Quantidade de postagens
#124155
Aristóteles, grande pensador da Antiguidade, defendia a importância do conhecimento para a obtenção da plenitude da essência humana. Nesse contexto, ao presenciar a necessidade de estratégias para promover o desenvolvimento sustentável no Brasil, vê-se que o princípio aristotélico não é alcançado, enquanto o consumo exagerado de produtos prejudiciais ao meio ambiente e a falta de campanhas governamentais ainda são fatores que prejudicam a construção de um ambiente ideal.
Inicialmente, é notório o grande consumo de produtos que são prejudiciais ao meio ambiente. Diante a isso, de acordo com Kant, é análoga a "menoridade intelectual", na qual caracteriza a falta de autonomia dos indivíduos sobre seus intelectos. Sob essa ótica, o fato sobredito é visto na sociedade brasileira, pois a população não toma atitudes comportamentais que tenham menos impacto a natureza. Nesse raciocínio, percebe-se que o cidadão, incapaz de assumir uma postura crítica, torna-se refém e, consequentemente, banaliza essa realidade.
Além disso, a falta de campanhas do governo para incentivar o consumo sustentável é um fator que dificulta a resolução do problema. Diante desse cenário, a teoria "Instituições Zumbis", de Zygmunt Bauman, diz que algumas instituições, como o Estado, estão perdendo sua função social, sendo "zumbis" pelo fato de manterem-se vivos, mas sem eficácia de intervenção. Nesse sentido, devido à falta de atuação governamental e social, continuará ocorrendo o aumento nos impactos ao meio ambiente. No entanto, é inadmissível que esse entrave continue a perdurar.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados para promover o desenvolvimento sustentável. Para isso, é necessário que o Estado, o qual sua função é cuidar do meio ambiente, fazer campanhas governamentais, por meio do Ministério do Meio Ambiente, a fim de incentivar a sociedade auxiliar o planeta Terra. Por fim, a população conseguirá sair da "menoridade intelectual" e, felizmente, concretizar as ideias aristotélicos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
12 Respostas 
827 Exibições
por danielllima
2 Respostas 
565 Exibições
por Lauany25
4 Respostas 
158 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
44 Exibições
por Alice1809
0 Respostas 
42 Exibições
por Alice1809
4 Respostas 
211 Exibições
por Lauany25
4 Respostas 
159 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
24 Exibições
por Julia1964
3 Respostas 
78 Exibições
por gaaaby
0 Respostas 
20 Exibições
por assis
Redação do ENEM 2023

Sob a perspectiva histórica, durante o Bras[…]

No livro ''cidadão de papel'', a invisibili[…]

Conforme a constituição federal- nor[…]

O Estado brasileiro, em 2014, diante às ope[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM