Avatar do usuário
Por sofiiii
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#59589
Para o filósofo italiano Maquiavel, o poderio estável utilizava os meios necessários, ou seja, conjugação de astúcia e as forças violentas para se manter. Nessa lógica, vale ressaltar que, em meados do século XX, por exemplo, o Brasil passou por um regime político opressor e genocida, a ditadura militar, que censurava os meios midiáticos, além de perseguir os opositores ao governo. É importante apontar, diante disso, que a sociedade necessita de conhecimento das experiências dolorosas passadas, para que seja possível construir um povo mais democrático e liberto, assim como é assegurado por lei.
Primordialmente, é válido frisar que para formar uma sociedade mais justa, ter informação sobre o passado, auxilia na compreensão dos hábitos e comportamentos que foram deixados para trás, ou que vigoram até hoje. Sob essa perspectiva, o filósofo irlandês, Edmund Burke dizia “Um povo que não conhece sua história está condenado a repetí-la”. Isso ocorre quando o sistema de comunicação falha na disseminação de informação de forma igualitária à população.
Sob essa conjuntura, a Constituição de 1988, vigente até hoje, garante liberdade na manifestação de pensamento e de expressão, assim como nas atividades artísticas e intelectuais. Contudo, essa realidade contemporânea e democratizada, não desfaz as perseguições e assassinatos em massas, das minorias,consideradas “inferiores”, como homossexuais e judeus, ocorridos na Alemanha, com o Holocausto. Entretanto, o ocorrido serve de reflexão para a humanidade, do quanto é preciso que se preserve os direitos adquiridos.
Destarte, a necessidade de informação sobre experiências decorridas é imprescindível. Logo, cabe ao Governo Federal, órgão de grande influência pública, criar projetos que disseminem por meio de filmes e propagandas, as alarmantes condições que o ser humano vivenciou com a opressão e a violência do século passado. Esses projetos devem se adaptar à realidade de cada país, a fim de ter melhores resultados. Assim como, as escolas, órgão formador da sociedade, devem explicar, desde o ensino fundamental, a importância da democracia e liberdade conquistada por sua nação. Desse modo, o ser humano tende a valorizar os direitos e liberdades assegurados pela Constituição, e não cometer os mesmos erros anteriores.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
327 Exibições
por Lurian07
0 Respostas 
102 Exibições
por JuliaMaria10
0 Respostas 
128 Exibições
por Flicker2307
0 Respostas 
907 Exibições
por anajujum
1 Respostas 
245 Exibições
por KelveSilva
1 Respostas 
126 Exibições
por Peverton
1 Respostas 
119 Exibições
por Realwees
Construção de uma sociedade ética
por MarcelinoCEF    - In: Outros temas
0 Respostas 
54 Exibições
por MarcelinoCEF
0 Respostas 
259 Exibições
por Alunmel
0 Respostas 
118 Exibições
por Moon199

Olá, Dayvini ! Não sou especialista[…]

A desigualdade

O filósofo Thomas more em sua obra &quo[…]

Você ja parou para pensar como é se v[…]

(A) constituição federal de 1988, do[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM