Nessa perspectiva, há uma ausência de reações eficazes do governo. Acerca disso, o filósofo polonês Zygmunt Bauman explica que não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas. Dessa maneira, isso pode facilmente ser aplicado aos desafios da Aids na juventude brasileira, pois a governança é ausente de reações que realmente extingue ou minimize essa tribulação, se concretizando quando não é incentivado o uso constante de preservativos, assim tornando uma ocorrência constante. Logo, é imprescindível uma ação governamental para mudar essa situação.
Ademais, o ensino é falho diante do elencado. Por conseguinte, o filósofo Immanuel Kant afirma que o ser humano não é nada além aquilo que a educação faz dele. Nesse sentido, essa alusão é associada a questão da Aids com os jovens contemporâneos, já que não encontram-se formas escolares educativas que tratem sobre esse impasse, isso se confirma quando não são ditas maneiras que conscientize os adolescentes a se protegerem com segurança nas relações sexuais. Desse modo, é necessário que o ensino do que foi elencado seja entregue de forma moral a todos.
Portanto, é imperioso que sejam proporcionadas políticas públicas para intermediação do imbróglio pontuado. Por isso, cabe ao Ministério da Saúde — ramo do Estado responsável por toda saúde brasileira — promover a erradicação das dificuldades dos jovens decorrentes da Aids, por meio da criação de campanhas de conscientização, nas quais devem haver o ensino de como realizar uma relação sexual segura e de como lidar com a enfermidade caso seja contraída. Somente assim irão estar ausentes as situações desafiadoras de milhares de mancebos como Oliver.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada