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Por RanaLima
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#83472
A Declaração Mundial dos Direitos Humanos - promulgada em 1948 pela ONU - assegura a todos os indivíduos o direito ao acesso à educação e bem-estar social. Paralelamente a isso, pessoas que por alguma razão não tiveram acesso à realização do registro civil vivenciam uma situação análoga à inexistência, uma vez que, sem o registro civil não possuem direito ao acesso dos direitos básicos assegurados aos cidadãos, direito a saúde pública, por exemplo.
Em primeira análise, o difícil acesso à realização do registro civil está atrelado à situação financeira de grande parte das pessoas, considerando-se que há um custo para a emissão desse documento. Logo, muitos, por não ter como arcar com os gastos, ingenuamente deixam para depois esse fator na intenção de priorizar certos gastos.
Em segunda análise, o fato de não possuir o registro civil, impossibilita a emissão dos demais documentos, como CPF, por exemplo. Assim, interferindo diretamente na inacessibilidade dos direitos dessa parcela da sociedade como cidadãos, uma vez que, sem os devidos documentos essas pessoas não podem usufruir dos direitos assegurados pela ONU.
Portanto, é indispensável intervir nessa problemática. Zygmunt Bauman defende que "não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas", por isso é indiscutível que para que essa 'crise' seja resolvida é necessária de uma intervenção por meio do Estado brasileiro, que por sua vez crie medidas que facilitem e tornem menos burocrática a emissão do registro civil e os demais documentos. Tal medida pode, ainda, ser divulgada pelas redes de televisão e mídias sociais, afim de que alcance um número elevado de pessoas. Fazendo com que essa grande parcela de pessoas sem registros e excluídos dos direitos civis diminua. Desse modo, torna-se mais fácil lidar com essa crise como defendeu Bauman.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por JoaoPedro72
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#83474
Aqui estão alguns pontos que você pode melhorar:
Competência 1: Você usufrui de um bom domínio da modalidade formal da língua portuguesa, porém, creio que, em algumas partes, foram utilizadas vírgulas e pontos finais ora incorretamente, ora desnecessariamente.

Competência 2: Você adequou-se ao tema e ao gênero dissertativo-argumentativa, porém, senti falta da utilização de repertórios produtivos, especialmente como base na sua argumentação.

Competência 3: Observo, no meu ponto de vista, um grande potencial em relação a essa competência, porém, vejo que, ainda, são detectadas múltiplas falhas no que tange à estrutura da redação dissertativa-argumentativa.

Competência 4: Você utilizou certos mecanismos coesivos no decorrer da sua redação, porém, algumas partes ficaram desconectadas e sem coesão. Observa-se, além disso, uma homogeneidade de termos que não foram diversificados ao longo do texto.

Competência 5: Um ponto que percebi foi que, na sua Conclusão, foi utilizado um repertório que, no meu olhar, foi desnecessário, pois, nessa parte do seu texto, tal mecanismo não é mais preciso. Além disso, vejo que, na sua redação, o Estado foi caracterizado como “meio”, onde de fato, ele deveria ser o agente. Por isso, senti falta de um “meio” mais específico.

Você possui muito potencial, Rana, mas existem pontos que, na minha perspectiva, devem ser reestruturados. Continue com seus estudos e dedicação, pois confio em você. Um abraço!

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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Por DouglasS
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#83490
Parabéns rsrs, gostei da sua redação, e amei os seus repertório, e aliás, vc foi muito esperta, pois eles serveriam para outros tema tbm, pois vc usou repertórios coringa rs. Acredito que uns 800, vc conseguirá tirar srs.
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Por RanaLima
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#83492
DouglasS escreveu:Parabéns rsrs, gostei da sua redação, e amei os seus repertório, e aliás, vc foi muito esperta, pois eles serveriam para outros tema tbm, pois vc usou repertórios coringa rs. Acredito que uns 800, vc conseguirá tirar srs.
Obrigada! É a primeira vez que consigo usar repertório em uma redação. Nunca tive aula sobre redação na escola, por isso ela é um ponto fraco pra mim. Mas, tenho assistido à várias aulas de um canal no YouTube rsrs. E repertório pra mim era um ponto que realmente me deixava "intrigada", pois muito vejo o povo relacionar repertório à filmes e séries, que são outros pontos fracos pra mim pelo fato de não gostar de assistir 😅. Por isso apostei em repertórios socioculturais, por serem adaptáveis, e o fato da redação do Enem ser padronizada - sempre é relacionado a um problema - ajuda a encaixar uma gama desse tipo de repertório que servem para vários assuntos.
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Por JoaoPedro72
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#83495
RanaLima escreveu:@JoaoPedro72, obrigada!
Por nada!

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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