Em primeira análise, o difícil acesso à realização do registro civil está atrelado à situação financeira de grande parte das pessoas, considerando-se que há um custo para a emissão desse documento. Logo, muitos, por não ter como arcar com os gastos, ingenuamente deixam para depois esse fator na intenção de priorizar certos gastos.
Em segunda análise, o fato de não possuir o registro civil, impossibilita a emissão dos demais documentos, como CPF, por exemplo. Assim, interferindo diretamente na inacessibilidade dos direitos dessa parcela da sociedade como cidadãos, uma vez que, sem os devidos documentos essas pessoas não podem usufruir dos direitos assegurados pela ONU.
Portanto, é indispensável intervir nessa problemática. Zygmunt Bauman defende que "não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas", por isso é indiscutível que para que essa 'crise' seja resolvida é necessária de uma intervenção por meio do Estado brasileiro, que por sua vez crie medidas que facilitem e tornem menos burocrática a emissão do registro civil e os demais documentos. Tal medida pode, ainda, ser divulgada pelas redes de televisão e mídias sociais, afim de que alcance um número elevado de pessoas. Fazendo com que essa grande parcela de pessoas sem registros e excluídos dos direitos civis diminua. Desse modo, torna-se mais fácil lidar com essa crise como defendeu Bauman.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.