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Por GabeRibeiro
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Observa-se que a questão dos refugiados está presente na história desde o início da civilização, principalmente como consequência das guerras, como na Primeira e na Segunda Guerra Mundial, onde a população que se encontrava no meio do campo de batalha migrava para os países que não estavam sob bombardeios. Infelizmente, a realidade do mundo contemporâneo ainda é bem semelhante, pois ainda hoje há lugares sob ditaduras e territórios sob fogo cruzado.
  Em 2018 o Brasil recebeu um grande número de refugiados vindo da Venezuela, país que enfrenta uma ditadura ainda nos dias atuais. Tal ocorrido desencadeou uma enorme crise econômica no Estado de Roraima, este faz divisa com o país. Além da crise econômica, houve também um colapso do sistema básico de saúde local, pois enfermidades já erradicadas no Brasil voltaram a aparecer com a companhia dos Venezuelanos.
  A questão dos refugiados no mundo contemporâneo ainda é um problema, pois os países agem de forma independente, deixando os menos favorecidos a mercê da sorte. O bordão da clássica história dos três mosqueteiros deveria se aplicar a realidade: "um por todos e todos por um!".
   A ONU e os demais países deveriam intervir imediatamente por meio da força se necessário, destronando ditadores e líderes que incitam motins a fim de evitar Guerras e políticas ditatoriais, garantindo assim o fim dos refugiados no mundo contemporâneo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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