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#80726
No período governamental de Gaspar Dutra foi criado o ‘’Plano SALTE’’, o qual objetivava investir no avanço da produção e distribuição energética. Dessa maneira, análogo ao almejado pelo projeto, a exploração desse potencial determinou a evolução da matriz elétrica do Brasil e, a partir disso, a configuração diversificada de suas fontes. Nesse sentindo, tal fato permitiu a abrangência de recursos para essa geração, contudo, direcionou a uma dependência exacerbada por alguns deles, o que provoca problemáticas para o corpo social.

Em primeira análise, cabe pontuar que a conjuntura múltipla, heterogênea e majoritariamente limpa da oferta de energia contribui para o desenvolvimento nacional. Desse modo, conforme estabelecido no Relatório de Brundtland, é dever mundial assumir o compromisso da preservação da esfera ambiental e seus aparatos para coletividade presente e futura. Sob esse viés, denota-se que essa articulação do balanço energético empregada no país contribui para o alcance do definido no documento, uma vez que é alicerçada no detrimento de variadas fontes, sobretudo aquelas minimamente degradantes do ecossistema – como eólica e solar -. Com efeito, a série de adversidades naturais provocadas pelo uso massivo de petróleo e seus derivados nessa operação é limitada, conversando-se a integridade desse meio dos agentes poluentes que seriam liberados em sua queima. Perante isso, é notável o caráter essencial dessa pluralidade no alcance de um progresso sustentável.

Em segunda análise, vale ressaltar que, mesmo detendo amplas possibilidades de disponibilização elétrica, a concentração em apenas uma categoria viabiliza diversos entraves. Dessa forma, esse aspecto foi perceptível durante os constantes ‘’apagões’’ no governo de Fernando Henrique Cardoso, tendo como principal causa a sujeição demasiada ao sistema hídrico de geração em estado de crise de abastecimento. À vista disso, a atual circunstância brasileira não difere desta, dado que permanece fortemente vinculada a essa ordenação, cuja fragilidade as modificações ambientais incidem consequenciais econômicas. Por conseguinte, há o aumento de impostos pagos pela população, dos preços dos combustíveis e redução da produção agrícola, prejudicando tanto o as finanças dos cidadãos como do país.

Em suma, é mister que medidas sejam tomadas para reverter o quadro atual. Portanto, urge que o Ministério de Minas e Energia elabore um plano de desconcentração, por meio da aplicação de capital na obtenção de geradores solares, eólicos e de biomassa, a fim de que tornar a participação de cada um representante de 25% da matriz de energia e garantir que o iniciado por Dutra seja concluído assertivamente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#81110
Olá, larissa.

Boa redação! Mas, cuidado com a extensão do texto (caso a sua letra seja minúscula e o tamanho não seja um problema, tudo bem, desconsidere), com a aplicação das regras gramaticais da língua e, também, com a superficialidade da proposta de intervenção (a conclusão ser menor que a introdução demonstra um erro na formatação do plano de texto, além de evidenciar a falta de concretude na solução do problema). Nesse caso, a sua ação não está bem explicada - em relação ao funcionamento - e, também, o seu detalhamento não está evidente. Em somatório, a sua argumentação, no D2, sobretudo, está muito enxuta e pouco produtiva em relação ao repertório. Ela possui muitas informações, e carece de explicações, bem como de justificativas. Atente-se a isso!

C1 (160) - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2 (200) - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
C3 (160) - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
C4 (200) - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
C5 (160) - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Redação ENEM 2021

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