Sob esse viés, as “fake news” têm atuado como fator indesejável e perpetuador do movimento antivacinas. Torna-se evidente, portanto, a ineficácia de leis que atuam sob os mecanismos de busca e redes sociais na “web”. Segundo a Primeira Lei de Newton, ou Lei da Inércia, um corpo em repouso tende a continuar em repouso, se uma força não for aplicada sobre ele. Nesse sentido, é necessário que o Governo Federal realize ações para que as “fake news” deixem de ser “um corpo em repouso”, ou seja, um óbice para a saúde da sociedade brasileira.
Secundariamente, ressalta-se que a escassez de “marketing” positivo sobre o uso de vacinas colabora para a visão negativa em relação a elas. Diante disso, observa-se o quanto é necessária e útil a disponibilização de informações sobre a eficácia deste bem de consumo medicinal. Consoante a Constituição Federal, de 1988, todo cidadão tem direito à saúde. Sob esse aspecto, é de responsabilidade governamental garantir o acesso à vacinação, mas para isso, é incontestável que todos saibam dos benefícios ao realizá-la.
Infere-se, portanto, que medidas devem ser praticadas para reduzir os impactos das notícias falsas e da falta de dados verdadeiros sobre a vacinação. O Governo Federal deve garantir informações úteis e fiscalização de dados não confiáveis na “internet”, por meio de uma lei que obrigue os mecanismos virtuais de busca e as redes sociais a adequarem-se a legislação brasileira, a fim de que estes mecanismos e redes não permitam que seus usuários divulguem notícias não vinculadas à realidade. Somente assim, em analogia ao ocorrido na ficção referida, o que é desconhecida ou sobrenatural para parte da população, a vacinação, deixará de ser vista como ameaçadora.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada